Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
PR-SC

Vítima de acidente na BR-376 morreu na véspera do nascimento do segundo filho

Joel da Silva organizou a viagem ao Oeste do PR para comprar o enxoval do bebê, que deve nascer ainda nesta sexta em Itajaí. Ele e mais três amigos voltavam de Foz quando ocorreu o acidente

Veículos foram arrastados após as colisões em série: motorista do caminhão escapou ileso, mas foi preso ainda no local | Ivonaldo Alexandre/Gazeta do Povo
Veículos foram arrastados após as colisões em série: motorista do caminhão escapou ileso, mas foi preso ainda no local (Foto: Ivonaldo Alexandre/Gazeta do Povo)

Uma das vítimas do acidente que matou sete pessoas na BR-376, em Guaratuba, na quinta-feira (8), se preparava para ser pai pela segunda vez. Joel da Silva, 36 anos, organizou a viagem para comprar o que faltava do enxoval da menina, que nasce nesta sexta-feira (9) em Itajaí, Santa Catarina.

O irmão da vítima, Noé da Silva, disse que Joel saiu de casa no último domingo (4) em direção à Foz do Iguaçu, onde fez as compras. "Ele chamou os amigos e foi para comprar os presentes para a filha". A cesariana estava prevista para a manhã desta sexta-feira, mas em razão do acidente, foi transferida para a noite. "A mulher dele ficou muito nervosa, ela queria esperar para vê-lo". Por volta das 18h30, a mulher de Joel entrou na sala de cirurgia, segundo o irmão.

Veja a galeria de imagens do acidente

Joel era quem dirigia o Mitsubishi que tinha sido emprestado de outro amigo. "Ele tinha muitos amigos, era uma pessoa muito querida. O dono do carro ofereceu simplesmente porque era mais confortável para eles viajarem", disse Noé. O acidente ocorreu na volta. Segundo o irmão, Joel ia com frequência à Foz para fazer compras e tinha outra viagem programada antes do Natal.

Joel trabalhava como técnico de informática. Ele nasceu na cidade de Penha, Santa Catarina, e tinha outra filha adolescente. Ele estava no carro com os amigos Rodrigo Antunes de Jesus, 40 anos, Urubatan Barbosa Maia Vasconcelos, 65 anos, e Paulo Sérgio Niehues, 55 anos, que também morreram.

O corpo de Joel ainda não tinha chegado ao município catarinense às 18h30. Conforme Noé, ele esteve em Curitiba para dar entrada no procedimento de madrugada, mas o corpo só foi liberado pelo Instituto Médico Legal às 16h30.

O acidente

O desastre ocorreu por volta das 13h10 de quinta-feira, no quilômetro 674 da pista sentido Sul (Paraná-Santa Catarina) da BR-376. O local do acidente é uma descida logo após a Curva da Santa, em um trecho de serra. Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), quatro caminhões e quatro automóveis se envolveram na ocorrência.

O acidente foi causado por um caminhão que perdeu o controle, depois de seus freios terem sofrido superaquecimento. O veículo desceu arrastou os outros carros e caminhões, que estavam parados ou trafegavam em baixa velocidade por causa de dois acidentes sem gravidade que haviam sido registrados minutos antes na estrada.

Investigação

O motorista do caminhão Paulo Roberto de Oliveira Santos, 39 anos, foi detido logo depois do acidente e encaminhado à delegacia de Guaratuba. Ele foi indiciado por homicídio culposo (quando não há intenção de matar). O delegado Lugli arbitrou fiança de R$ 3 mil. O valor foi pago no início desta sexta-feira e o caminhoneiro foi liberado.

A polícia considera que, apesar de não ter tido intenção de provocar o acidente, o caminhoneiro causou as mortes por "imperícia e imprudência". Em depoimento, o motorista alegou que os freios do caminhão tiveram falha mecânica. O veículo será periciado pelo Instituto de Criminalística (IC), que poderá comprovar de houve algum tipo de pane no sistema de freios.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.