
A partir da próxima segunda-feira, quando tem início o ano letivo dos calouros da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), o trânsito perto da instituição deve ficar bastante complicado. A prefeitura pretendia terminar as obras do binário PUC que tem o objetivo de amenizar os congestionamentos no cruzamento entre a Avenida Salgado Filho e a Linha Verde antes de as aulas começarem. No entanto, a possibilidade de chuvas para hoje e sexta-feira, conforme previsão do Simepar, deve atrasar os trabalhos.
Apesar de a prefeitura garantir que as reformas à frente da universidade estarão completas, a opinião de quem vive ou trabalha próximo é contrária. "Pelo que estamos vendo, não sei se eles conseguem entregar na segunda-feira", opina Jean Goudard, gerente do Solero Bar, localizado na Imaculada Conceição.
O trecho em obras está localizado entre os portões 1 e 4 da PUC. As intervenções tiveram início em dezembro, com o intuito de aproveitar o trânsito menos intenso das férias. As duas faixas de circulação da antiga BR-116, hoje Linha Verde, aliados à mão dupla da Salgado Filho e aos ciclos de semáforos muito longos geravam engarrafamentos. "O movimento era intenso. E as conversões à esquerda eram autorizadas pela falta de opção para o motorista, o que atrapalhava mais", explica a gestora da área de operações de trânsito da Diretran, Guacira Civolani. "Com o binário completo, as conversões serão proibidas". Para tornar isso possível, uma ponte será construída no cruzamento entre a Salgado Filho e a Linha Verde.
Alerta
De acordo com um estudo do professor Fábio Duarte, dos cursos de mestrado e doutorado em Gestão Urbana da PUCPR, a partir do dia 09, quando os veteranos também retornam às aulas, cerca de 12 mil veículos entrarão na instituição diariamente. Duarte afirma que é necessária uma ação conjunta da universidade e dos órgãos responsáveis em razão do movimento excessivo da PUC. "Se isso não ocorrer, o binário pode travar entre às 18h30 e 19 horas, momento de maior fluxo de veículos", diz.
A condição atual da Imaculada Conceição e Iapó faz com que as vias sejam usadas exclusivamente pelos acadêmicos da instituição e moradores. Para Duarte, a implantação de um binário é sinal de que mais automóveis vão trafegar pela região. "Como a PUC se torna um gerador de tráfego, é necessário fazer adequações para que a obra funcione", explica. Segundo ele, deveria haver modificações no transporte público e facilidades para que as pessoas usem o transporte não-motorizado, como as bicicletas, para diminuir o número de carros nas ruas.



