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Voluntários relatam que não conseguem doar sangue para vítimas do acidente na BR-277

Nas redes sociais, doadores relataram que foram dispensados porque não havia médico no posto do Hemepar em Paranaguá. Governo diz que mantém estrutura adequada para atender as demandas da população da região

 | Reprodução/Facebook
(Foto: Reprodução/Facebook)

Apesar do pedido feito em regime de urgência pelo Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná (Hemepar) – por intermédio das redes sociais e dos órgãos de comunicação do governo do Paraná – para que a população doasse sangue para ajudar a atender as vítimas do grave acidente na BR-277 no fim da tarde de domingo (3), voluntários relataram nas redes sociais que o posto do Hemepar em Paranaguá não conseguiu atender todos os doares que estiveram no local.

Segundo os relatos, o motivo seria a falta de um médico responsável no local durante o horário de atendimento para coleta, condição exigida por lei para a realização de coleta de sangue (lei federal nº 10.250). A explicação teria sido dada pelos próprios funcionários da unidade do Litoral, que realiza coletas de sangue três vezes na semana (às segundas, quartas, sextas), das 8 às 14 horas.

Os relatos narram ainda que algumas pessoas que foram ao local percorreram grandes distâncias para atender ao pedido do Hemepar e acabaram dispensadas pelos funcionários. As postagens também questionam a falta de um atendimento especial numa situação como a do acidente, especialmente se houve um pedido do Hemepar por doações.

Questionada sobre a situação, a 1.ª Regional de Saúde do Paraná, responsável pelo posto do Hemepar no município, não explicou o que, de fato, ocorreu e se limitou a emitir uma nota afirmando apenas que recebeu nesta manhã doações de sangue de um grupo de bombeiros e que os estoques de sangue e plasma no Litoral são suficientes no momento.

A nota diz ainda que “Hemepar e a Secretaria Estadual de Saúde mantêm a estrutura adequada para atender as demandas da população da região, inclusive para este incidente na BR-277, onde já estão garantidos os insumos para o perfeito atendimento aos pacientes”.

Curitiba

Em Curitiba, as coletas foram feitas com alguma demora. Segundo a Secretaria de Estado de Saúde, isso ocorreu devido à grande demanda registrada no dia: ao todo foram feitas 250 coletas, 100 a mais do que a média diária.

Para evitar os longos períodos de espera, a sugestão é fazer o agendamento da doação por meio do telefone: 0800 645 4555. O horário de atendimento é das 7h30 às 18h30.

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