Ocorreu sem transtornos a votação para o Conselho Tutelar de Curitiba. A eleição, que durou das 8 às 17h, deve definir quem serão os 45 novos conselheiros, assim como seus 45 suplentes. A votação foi direta, secreta, facultativa e aberta a qualquer pessoa com título de eleitor.
Segundo Marcia Steil, diretora de Proteção Social Especial da Fundação de Ação Social (FAS), o processo se deu dentro da normalidade, embora tenham sido registradas algumas denúncias de boca-de-urna. Após o encerramento da votação, as urnas com as cédulas de papel foram levadas ao Centro Municipal de Capacitação, no centro da cidade, onde a contagem dos votos está sendo feita.
Embora a participação na eleição seja facultativa, Marcia considera que houve grande movimentação nos locais de votação. "Não temos como falar em números ainda, mas nossa percepção é de que a participação foi muito boa".
A apuração dos votos está prevista para acabar ainda neste domingo (25) até às 22h, mas o resultado preliminar só deve ser anunciado na terça-feira, dia 27 de novembro. Depois dessa etapa, inicia-se uma nova fase de respostas a recursos e impugnações, que podem alterar o resultado. A lista final com os nomes dos novos conselheiros só será publicada em 27 de dezembro.



