
Agentes de trânsito, guardas municipais, fiscais de meio ambiente e policiais militares serão deslocados neste feriadão para controlar o movimento de veículos na região do Jardim Zoológico de Curitiba, no Parque Iguaçu. No último fim de semana, o intenso fluxo de veículos provocou confusão no local. O trânsito ficou completamente parado no acesso ao zoológico e diversos veículos acabaram estacionando em locais proibidos no domingo. Nenhum agente de trânsito estava no local para fiscalizar as infrações.
Um dos visitantes que vivenciou o problema foi Renato Orlandelli Pahim, 28 anos. Ele levou a família e cinco parentes que vieram do interior de São Paulo para passear no zoológico. "Havia muita gente porque o tempo estava bom. O trânsito estava muito confuso e esse passeio acabou não sendo uma boa ideia", resumiu.
Pahim afirmou que não havia vagas no estacionamento do parque e nem nos estacionamentos privados, por isso os visitantes paravam nas laterais das ruas que dão acesso ao zoológico. Com isso, o trânsito ficou congestionado e confuso.
Com o tumulto no trânsito, o tempo do passeio no parque foi menor do que aquele que a família perdeu tentando encontrar uma vaga para estacionar e, depois, tentando deixar o local. Foram 30 minutos para encontrar a vaga, até que Pahim conseguiu estacionar na rua.
A seguir a família passou outros 30 minutos visitando o zoológico e teve que enfrentar outra "maratona" na hora de ir embora: foram mais quarenta minutos até que Pahim e seus familiares conseguissem deixar o local. "Não pretendo voltar tão cedo ao zoológico. Enquanto o trânsito não estiver organizado, não vou levar os meus filhos e nem outros turistas ao parque", criticou.
Mão única
De acordo com a assessoria de imprensa da Urbanização de Curitiba S.A.(Urbs), durante o feriadão de Sete de Setembro a via que liga a Avenida Marechal Floriano Peixoto ao zoológico funcionará em mão única, com tráfego apenas em direção ao parque. A utilização do trecho em mão dupla teria sido um dos motivos do congestionamento no fim de semana passado, segundo a Urbs, uma vez que a via é muito estreita.
No fim da tarde, a partir das 17 horas, a via terá o sentido invertido, funcionando em mão única apenas no sentido Marechal Floriano. Os motoristas que quiserem sair do parque antes disso deverão usar outras saídas, pelos bairros Alto Boqueirão ou Ganchinho. Ao todo, dez profissionais, entre policiais militares, guardas municipais, agentes de trânsito e fiscais de transporte urbano e meio ambiente, orientarão os condutores.
A Urbs afirma ainda que todas as medidas devem ser implantadas de forma definitiva nos próximos fins de semana.
* * *
Interatividade
O que pode ser feito para melhorar o zoológico de Curitiba?
Escreva para leitor@gazetadopovo.com.br
As cartas selecionadas serão publicadas na Coluna do Leitor.



