Endi e Guaxu são ótimos escaladores e possuem uma agilidade invejável para seu tamanho, apesar de terem gestos lentos. Com 1 ano e 7 meses, os dois irmãos da espécie Tremartus ornatus, mais conhecida como urso-de-óculos, são as novas atrações do Zoológico de Curitiba. Eles chegaram do Zoológico de São Carlos (SP) anteontem, como parte de uma parceria entre os parques para a troca de animais.
Mesmo "bebês", os ursos já pesam 90 quilos e medem cerca de 1 metro e 60 centímetros. Segundo a bióloga Maria Lúcia Faria Gomes, esse peso vai dobrar até os animais chegarem a fase adulta, aos três anos. Até o fim de 2007, uma fêmea deverá ser encontrada para acasalemento e um dos ursos será levado para o Zoológico de Bauru, em São Paulo.
Quando chegaram, depois de uma viagem de caminhão de quase nove horas, a primeira atitude foi se refrescar no tanque de água. Como sinal de adaptação, Endi e Guaxu dormiram e se alimentaram: Maria Lúcia contou que, já no dia da chegada, a dupla ingeriu o quinhão diário de 5 quilos quantidade que vai dobrar quando os ursos forem adultos. Atualmente a dieta é a mesma ofertada na maternidade, com ração para cães, um copo de iogurte natural, mel e frutas. "Logo passarão a 95% de ingestão de vegetais, frutas e raízes e 5% de proteína animal", confirma a bióloga.
Os ursos são pretos com manchas brancas em volta dos olhos, que deram origem ao apelido. Os ursos-de-óculos são provenientes dos Andes, entre o Norte da Bolívia e o Oeste da Venezuela. "Mesmo vindo de uma região tão fria, a espécie se adaptou ao nosso meio ambiente ao longo dos anos", diz a bióloga. Em específico, a dupla é filha de uma ursa que veio da Alemanha.
Outra atração do zoológico para esse verão são os filhotes de leão que completarão dois meses no sábado. Eles poderão ser vistos a partir do fim de semana até agora, estavam em companhia da mãe em uma área reservada, afastados do pai por motivos de segurança. Há 20 anos não nasciam exemplares da espécie em cativeiro, no Zoológico de Curitiba.



