• Carregando...

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva comentou nesta segunda-feira (29) sobre a possível candidatura do presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, às eleições de outubro. O prazo de desincompatibilização de cargo político para se candidatar termina no fim desta semana. Mas na próxima quarta (31), está marcada a posse de substitutos nos cargos deixados por ministros que resolverem deixar o governo.

"Tem muito tempo ainda [para Meirelles resolver se deixa o BC]. Vinte e quatro horas para mim é um tempo infinito", disse Lula no Itamaraty, logo antes de receber o presidente do Uruguai, José Mujica.

Nesta tarde, o ministro de Relações Institucionais, Alexandre Padilha, disse que Meirelles deve conversar com o presidente esta semana, provavelmente nesta terça, para resolver se sai ou fica. "Meirelles está para conversar com o presidente Lula para se decidir", disse Padilha. "Não tem nada definido. Conversei com ele [Meirelles] hoje e ele está num processo de indefinição".

Há especulações de que ele concorreria a uma vaga no Senado Federal, pelo estado de Goiás, ao governo do estado, ou à vice-presidência da República na chapa de Dilma Rousseff, do Partido dos Trabalhadores (PT). Meirelles é filiado ao PMDB.

Padilha afirmou ainda que, se deseja sair do governo, o presidente do Banco Central deveria se definir antes de conversar com o presidente, porque Lula iria convencê-lo a ficar. "Eu sempre digo: quem chega indefinido, o presidente convence a ficar. O presidente Lula tem dito que o desejo dele é que todos os ministros fiquem", disse.

Substitutos

O ministro afirmou ainda que Lula deve marcar uma reunião na próxima semana com todos os substitutos para garantir a continuidade dos projetos de governo. "O presidente quer manter a continuidade das ações e já reiterou que deve nomear membros dos ministérios para ocupar os cargos deixados por ministros que desejem se candidatar", disse.

É provável que, entre outros, saiam do governo os ministros da Agricultura, Reinholds Stephanes, das Comunicações, Hélio Costa, e do Desenvolvimento Social, Patrus Ananias. "Eles [Stephanes, Costa e Patrus] ainda vão conversar com o presidente", disse. Mais de 10 ministros devem deixar os cargos para se candidatar nas eleições deste ano.

"Tem muito tempo ainda para pensar"

Na semana passada Meirelles disse que ainda não tinha decidido se concorreria nas próximas eleições. "Ainda não estou [resolvido]. Vamos aguardar a próxima semana. Vou conversar com o presidente [Luiz Inácio Lula da Silva]. Tem muito tempo ainda para pensar", disse o presidente do BC a jornalistas.

Também na semana passada, o presidente Lula confirmou que conversaria com Meirelles esta semana. "Não sei se ele quer ser candidato", disse o presidente a jornalistas. Meirelles é o presidente do BC mais longevo, no cargo há mais de sete anos. É cotado para substituí-lo o diretor de Normas da autoridade monetária, Alexandre Tombini.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]