Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Encontro

3 ministros vão “ensinar” prefeitos do estado a obter recursos federais

Integrantes do primeiro escalão do governo federal se reúnem hoje, em Pinhais, com representantes dos municípios paranaenses

Ideli Salvatti (ministra das Relações Institucionais, foto) estará presente no encontro com os prefeitos. Também vão comparecer Gleisi Hoffmann (Casa Civil) e Alexandre Padilha (Saúde) | Wilson Dias/ABr
Ideli Salvatti (ministra das Relações Institucionais, foto) estará presente no encontro com os prefeitos. Também vão comparecer Gleisi Hoffmann (Casa Civil) e Alexandre Padilha (Saúde) (Foto: Wilson Dias/ABr)

Três ministros do governo Dilma Rousseff estarão hoje em Pinhais, na Grande Curitiba, para apresentar aos prefeitos paranaenses os programas do governo federal destinados aos municípios e os mecanismos para que as cidades recebam verbas da União. Estão confirmadas as presenças do ministro da Saúde, Alexandre Padilha; e das ministras da Casa Civil, Gleisi Hoffmann; e das Relações Institucionais, Ideli Salvatti.

São esperadas cerca de duas mil pessoas, entre prefeitos e assessores, no evento – organizado pela Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República e pela Associação dos Municípios do Paraná (AMP). O Encontro de Prefeitos e Prefeitas do Paraná, como foi batizado, começa às 9 horas no Expotrade.

O presidente da AMP e prefeito de Nova Olímpia, Luiz Lázaro Sorvos, entregará uma carta com reivindicações municipais à União. Entre os pedidos estão a inclusão das prefeituras no universo das contribuições recolhidas pelo estado, ampliação das receitas destinadas ao transporte escolar e a aplicação livre dos recursos dos royalties do petróleo – a União quer que o dinheiro do pré-sal seja destinado exclusivamente à educação.

Durante o evento, grupos de prefeitos irão assinar termos de adesão a dois programas sociais. Um deles é o "Crack, é possível vencer", voltado para tratamento de saúde dos usuários de drogas, enfrentamento do tráfico e ampliação de atividades de prevenção. Outro programa é o dos "Objetivos do Milênio", uma iniciativa da Organização das Nações Unidas (ONU) para melhorar indicadores sociais relativos a fome, mortalidade infantil e desigualdade entre os gêneros.

Ao longo do dia, técnicos de vários ministérios estarão à disposição dos prefeitos para fornecer informações a respeito de programas e linhas de financiamento oferecidas pelo governo federal. De acordo com a organização, o credenciamento será feito na hora e não há necessidade de inscrição prévia.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.