O número de vôos com atraso de mais de uma hora subiu para 488, de acordo com boletim divulgado pela Infraero às 20h nesta segunda-feira. Os atrasos correspondem a 30,5% dos 1.602 pousos e decolagens previstos para ocorrer entre zero hora e 20h desta segunda (19).
No boletim anterior, divulgado às 19h desta segunda-feira, os atrasos atingiam 455 operações - 30,1% dos 1.510 pousos e decolagens previstos para o horário.
O presidente da Infraero, José Carlos Pereira, acredita que a situação só vai se normalizar na terça-feira (20). O presidente Luiz Inácio Lula da Silva convocou o ministro da Defesa, Waldir Pires, para uma reunião de emergência e pediu explicações sobre o novo caos aéreo. O presidente determinou uma investigação sobre a causa dos atrasos.
A confusão é conseqüência de problemas que ocorreram no domingo (18). O sistema do controle aéreo de Brasília, o Cindacta-1, sofreu uma pane e o aeroporto de Congonhas (SP), foi fechado devido ao mau tempo. Muitos vôos dos dois terminais foram remarcados para esta segunda ou cancelados.
A Infraero vai abrir sindicância para investigar a falha nos monitores de Brasília.
Os passageiros enfrentaram atrasos nos principais aeroportos do país principalmente durante a manhã desta segunda. Todos os vôos do aeroporto de Brasília decolaram ou chegaram fora do horário. Também foram registrados atrasos em São Paulo e no Rio.



