
O governo da Itália terá 60 dias para informar ao Parlamento italiano sobre a presença ou não no país do condenado no processo do mensalão Henrique Pizzolato (foto), que está foragido. Pizzolato é paranaense, mas também tem cidadania italiana e supostamente teria fugido para o país europeu. Ex-diretor de marketing do Banco do Brasil, ele foi condenado a 12 anos de prisão no escândalo do mensalão.
Aliás...
Outro condenado no escândalo do mensalão, o ex-presidente do PT José Genoino, por meio de seus advogados, enviou na última sexta-feira um documento para reforçar o pedido já feito de prisão domiciliar. Agora cabe ao presidente do Supremo Tribunal Federal, Joaquim Barbosa, tomar sua decisão sobre o pedido.
Agenda positiva
Nesta segunda-feira, é comemorado o Dia Internacional Contra a Corrupção. Na Assembleia Legislativa do Paraná, lideranças pretendem lançar uma agenda voltada a estudos de combate à corrupção. É esperar para ver.
Em alta
Percepção da corrupção
A percepção de que o Brasil é corrupto aumentou e o país piorou no ranking da Transparência Internacional. O país caiu três posições em um ano e passou a ocupar o 72º lugar entre 177 nações, empatando com São Tomé e Príncipe, Bósnia, Sérvia e África do Sul. A queda ocorreu mesmo após o Brasil ter implantado leis de transparência e ter condenado e preso políticos envolvidos no mensalão.
Em baixa
José Dirceu
O ex-ministro condenado no processo do mensalão desistiu de trabalhar em um hotel em Brasília, após a polêmica envolvendo a empresa. Em nota, os advogados dele afirmam que a decisão tem o objetivo de diminuir o sofrimento dos empresários. Reportagem da TV Globo mostrou que a empresa dona do hotel é presidida por um laranja.
Críticas ao Judiciário
Para o PT, o sistema judicial brasileiro é "lento, elitista e pouco transparente". A avaliação consta da versão final do texto-base do 5º Congresso do partido, encontro que pretende renovar o programa da sigla. O texto é do assessor especial da Presidência da República Marco Aurélio Garcia e do deputado Ricardo Berzoini (SP), ex-presidente do partido.
O número
31.135 registros de dupla filiação a partidos políticos foram detectadas pela Justiça Eleitoral. Os filiados, assim como os partidos, foram notificados. Após a análise, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) divulgou o número final de pessoas filiadas a partidos políticos no Brasil: 15.264.775.
Colaborou: Bruna Maestri Walter.




