Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Pesquisa da FGV

70% dos brasileiros duvidam da imparcialidade do Judiciário

São Paulo - Cerca de 70% da população brasileira duvida da honestidade e imparcialidade do Poder Judiciá­­rio, de acordo com pesquisa realizada pela Escola de Direito da Fundação Getulio Vargas (FGV), que mede o Índice de Confiança na Justiça (ICJBrasil).

Os brasileiros também re­clamam da lentidão, dos custos e da dificuldade de acesso ao sistema judiciário do país. Para 93,4% dos brasileiros, a morosidade na tramitação e solução dos processos é a maior falha.

O levantamento procurou avaliar, também, o grau de satisfação em relação ao Judiciário. Dentre uma amostra de 1.588 pessoas, 25,9% participaram de algum processo judicial nos últimos 5 anos. Desta amostra, 30,2% afirmou que ficou muito insatisfeita com a atuação do Judiciário, 38,8% ficou pouco satisfeita, 29,6% ficou satisfeita e apenas 1,5% ficou muito satisfeita.

"Mesmo com os esforços do Conselho Nacional de Justiça em reduzir o volume de processos sem julgamento nos tribunais, dando maior agilidade aos casos, continua preocupante a constatação de que, em todas as capitais, permanece a sensação de que a Justiça é muito lenta para a esmagadora maioria da população", analisa Luciana Gross Cunha, professora da Escola de Direito da FGV e coordenadora do ICJBrasil.

Conflitos

Outro ponto mal avaliado pela população foi a capacidade de solução de conflitos. Na média nacional, 60,6% dos que responderam à pesquisa afirmaram que o Judiciário não é competente ou tem pouca competência para solucionar conflitos.

A pesquisa foi feita com 1.588 entrevistados nas regiões metropolitanas de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Recife, Salvador, Brasília e Porto Alegre.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.