
Ferramenta utilizada historicamente pelos candidatos à Presidência para chegar ao poder, as diferenças ideológicas e de tratamento sobre temas polêmicos é uma das formas que os eleitores utilizam para decidir em quem apostar nas urnas. Porém, apesar de adotarem discursos aparentemente diferentes, os pré-candidatos ao Palácio Alvorada pensam igualmente sobre algumas questões administrativas.
Segundo o especialista em oratória Alcides Schotten, os argumentos utilizados pela atual presidente Dilma Rousseff (PT) e pelos pré-candidatos Eduardo Campos (PSB) e Aécio Neves (PSDB) ainda são fracos e estão focados no realinhamento da economia. Para ele, durante a campanha, deverão ser discutidos mais profundamente outros temas prioritários, como segurança, educação, habitação e transporte. "Porém, eles ainda demonstram carência de projetos e argumentos para a solução", diz.
Confira, no levantamento ao lado, os discursos dos presidenciáveis sobre algumas áreas e em quais temas polêmicos os pré-candidatos têm se distanciado e se aproximado:



