• Carregando...
Veja mais sobre os candidatos |
Veja mais sobre os candidatos| Foto:

Debate

Confira nos links abaixo a repercussão do debate Lula x Collor

Memória Globo

Repercussão do debate de Lula x Collor

Edição do Jornal Nacional do segundo debate

Assista o debate na íntegra

Parte 1

Parte 2

Parte 3

Parte 4

Parte 5

Parte 6

Veja também

O primeiro turno da eleição de 1989 acabou levando Fernando Collor e Luiz Inácio Lula da Silva para o embate direto, a ser decidido na segunda fase da eleição – realizada no dia 17 de dezembro. A disputa foi marcada pela polêmica causada pela edição do segundo debate entre os candidatos, transmitida no Jornal Nacional, da Rede Globo, no dia 15 de dezembro.

Na época, houve manifestações de eleitores de Lula contra a emissora. Eles alegavam que a edição não mostrou o que de fato aconteceu no debate e foi favorável à Collor. O PT chegou a mover uma ação contra a Globo no Tribunal Superior Eleitoral, com um pedido de direito de resposta, que foi negado. A eleição passou, mas a polêmica permaneceu.

Mesmo que líderes do PT já tenham admitido que Lula não foi bem naquele debate, a edição e a influência dela no resultado da eleição ainda são motivos de muitas discussões em rodas de conversa. Tanta discussão resultou na decisão da Globo de não mais editar debates. "Eles entenderam que o debate é movido à paixão, que não tem resultados objetivos como um jogo de futebol, e por isso não pode ser editado", afirma a cientista política Alessandra Aldé, da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj).

Segundo Alessandra, a edição não deturpou o conteúdo do debate. "Foram feitas duas edições. Uma para o Jornal Hoje, que foi considerada equilibrada e que pediram para ser repetida. Mas durante a tarde houve uma contra-ordem para mudar a edição, para ele refletir o que aconteceu no debate, mostrar que Collor foi superior", conta a professora, que prepara um documentário sobre o polêmico episódio.

Os responsáveis pela edição falam que o critério foi o mesmo aplicado para os jogos de futebol. Se um time ganha de três a dois, devem ser mostrados os gols de cada um dos times.

Influência

A influência do debate ou da edição no resultado do pleito também é contestada pela professora. Para ela, outros fatores políticos foram mais importantes para a derrota de Lula. Como, por exemplo, o fato do PT não ter aceitado o apoio do PMDB no segundo turno por achar que o partido estaria ligado a velhas práticas.

A cientista política Luciana Veiga, da Universidade Federal do Paraná (UFPR), também não vê apenas no debate e sua edição a importância para o resultado do segundo turno que é dada por muitos. "A imprensa influenciou, mas não por causa da edição do debate. Havia um cenário muito favorável a Collor e muito negativo a Lula."

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]