• Carregando...
Manifestantes comemoram na frente da sede da Polícia Federal em Curitiba a operação que investiga Lula. | Aniele Nascimento/Gazeta do Povo
Manifestantes comemoram na frente da sede da Polícia Federal em Curitiba a operação que investiga Lula.| Foto: Aniele Nascimento/Gazeta do Povo

Enquanto o apoio popular sobre a Operação Lava Jato é comemorado pela força-tarefa que coordena as investigações, a ideia de combate à impunidade respaldado pelo clamor da população é vista com receio por especialistas da área jurídica e analistas políticos – que temem a ocorrência de abusos.

LAVA JATO: Acompanhe mais notícias sobre a Operação

O delegado da Polícia Federal Igor Romário de Paula ressaltou que as manifestações populares são positivas para o andamento da Lava Jato. “Elas mantêm uma pressão positiva para fazer com que todas as instituições levem os trabalhos com maior velocidade”, disse.

Lula representa a última fronteira da Lava Jato

Leia a matéria completa

Mas, para alguns, a “pressão positiva” pode levar a abusos. O ministro Marco Aurélio Mello, do Supremo Tribunal Federal (STF), criticou a autorização dada pelo juiz Sergio Moro para que a PF realizasse a condução coercitiva – quando a pessoa é obrigada a depor – de Lula.

Para ele, esse recurso só deve ser usado quando houver a recusa do intimado em comparecer, o que, segundo Mello, parece não ter sido o caso.

O cientista político Frederico de Almeida vê riscos no discurso de combate à corrupção da Lava Jato apoiado no anseio de atender à opinião pública. “O respaldo social para o discurso da moralidade dificulta uma posição mais racional”, diz ele.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]