Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Ciência

Achado em Minas um feroz exemplar de dinossauro emplumado

A descoberta de uma garra fossilizada em Peirópolis, Minas Gerais, revelou a existência de um animal aparentemente desconhecido dos cientistas: um dinossauro emplumado que não conseguia voar, mas era capaz de destroçar suas presas com a maior facilidade. O dino-ave de Peirópolis, como vem sendo chamado pelos cientistas que o descreveram, viveu há 70 milhões de anos.

A garra encontrada tem 5,5 centímetros de comprimento e está muito bem preservada. Como uma foice, forma um ângulo de aproximadamente 90 graus em relação à base e apresenta sulcos laterais.

"A exemplo de uma lâmina de faca bastante afiada, possibilitava ao animal matar e dilacerar facilmente suas presas", escreveram os cientistas.

- A partir da observação das dimensões da garra, pode-se inferir que ele teria no máximo dois metros de comprimento, 60 centímetros de altura e pesaria cerca de 80 quilos - afirmou um dos autores do estudo, Luiz Carlos Borges Ribeiro, coordenador científico do Museu dos Dinossauros, em Peirópolis. - Podemos dizer também que era bípede e carnívoro.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.