Um funcionário da Fundação Zoológico de Niterói (Zoonit) teve o polegar direito decepado num acidente com um jacaré do papo amarelo na refinaria Duque de Caxias (Reduc) da Petrobras, na Baixada Fluminense. O polegar direito do homem de 30 anos foi reimplantado na Casa de Saúde Santa Lúcia, em Botafogo, na Zona Sul do Rio.
"Foi uma fatalidade. O jacaré não arrancou o dedo dele, foi o laço de couro do cambão que decepou o polegar", explicou a diretora da Zoonit, Giselda Candiotto. O cambão é um equipamento usado para imobilizar répteis. Sinais de sucesso, diz médico
O médico Luiz Guilherme Romano informou que a microcirurgia foi realizada horas depois do acidente. Os colegas do funcionário se preocuparam em recuperar, imediatamente, o dedo e guardá-lo num recipiente com gelo para permitir a operação cirúrgica. O diretor do hospital disse que a vítima deve receber alta na segunda-feira (24).
"Os sinais são de sucesso total. A recuperação dos movimentos vai passar por um processo de fisioterapia, mas ele deve recuperar pelo menos movimentos essenciais", disse Romano.
A diretora da Zoonit informou que o funcionário acidentado passa bem, embora tenha ficado muito abalado. Ele terá que passar por nova cirurgia dentro de dois meses.
O jacaré do papo amarelo tem, em média, 1m 20 de comprimento. Graças a um convênio com a Petrobras, a Fundação cuida dos animais que saem da área de pântano da Baía de Guanabara e invadem a refinaria Duque de Caxias. O acidente ocorreu no canal industrial da Reduc.



