Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Câmara

Adiada votação de projeto que prevê folga a servidores que doarem sangue

Discussão terá intervalo de três sessões para voltar à pauta; autor do projeto pretende apresentar substitutivo para adequação à lei federal que regulamenta o tema

A Câmara Municipal de Curitiba adiou a votação do projeto de lei que prevê um dia de folga ao servidor que doar sangue. A princípio, a intenção do vereador Aldemir Manfron (PP) era aprovar a folga no dia da doação e conceder mais uma folga, à escolha do funcionário público, a ser tirada em um prazo de 30 dias. No entanto, a medida iria contra a lei federal que regulamenta o tema (1.075/1950). Ela prevê apenas a dispensa do trabalho no dia em que for feito o procedimento.

A discussão foi cancelada por três sessões, quando Manfron deve apresentar um substitutivo com o novo texto, adequado à norma federal. Outro ponto que deve ser acrescido é a dispensa de, no máximo, um oitavo dos funcionários de cada repartição pública para a realização da doação. A medida pretende prevenir um possível esvaziamento dos servidores em um determinado dia.

"A fiscalização disso é fácil. A própria diretora do colégio, o secretário... enfim, em cada local isso será feito de uma determinada maneira. Nós vamos fazer uma portaria, vai ser divulgado em todas as repartições esse limite", diz Manfron.

Para ser sancionado, o Projeto de Lei (PL) ainda precisa ser aprovado em segundo turno e passar pela redação final. Com o adiamento, o texto final deve ir para a sanção ou veto do prefeito apenas na próxima semana.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.