Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
lava jato

Aécio acertou fraude em licitação em Minas Gerais, diz delator da Odebrecht

Ex-presidente de Infraestrutura da empreiteira, Benedicto Júnior, teria dito que houve esquema de propina na obra da Cidade Administrativa em Belo Horizonte

Delator da Odebrecht disse que Aécio Neves decidiu quais empresas participariam de licitação da Cidade Administrativa. | Jefferson Rudy/Agência Senado
Delator da Odebrecht disse que Aécio Neves decidiu quais empresas participariam de licitação da Cidade Administrativa. (Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado)

Em mais uma delação premiada da Odebrecht, o ex-presidente de Infraestrutura da empresa, Benedicto Júnior, disse que acertou com o senador Aécio Neves (PSDB-MG) um esquema para fraudar a licitação na obra da Cidade Administrativa de Minas Gerais para beneficiar grandes empreiteiras. As informações são do jornal Folha de S. Paulo .

Segundo a Folha, o executivo afirmou que Aécio, então governador mineiro, orientou que as construtoras procurassem Oswaldo Borges Costa Filho, uma pessoa próxima ao senador, para definir o porcentual de propina que seria repassada. De acordo com o delator, entre 2,5% e 3% dos contratos era destino para propina.

O delator ainda falou na delação que o próprio Aécio era o responsável por decidir quais empresas participariam da licitação.

O senador Aécio Neves negou o teor da delação de Benedicto Júnior. Em nota, disse que todo o conteúdo das delações deveria ser público.

A Cidade Administrativa foi projetada pelo arquiteto Oscar Niemeyer para ser a sede do governo de Minas Gerais. A obra custou R$ 2,1 bilhões e foi finalizada em 2010, último ano do mandato de Aécio como governador mineiro.

Principais Manchetes

Tudo sobre:

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.