Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Oposição

Aécio critica cortes em sete programas sociais do governo

Para líder do PSDB, Dilma deve explicar ‘a conta que sociedade está tendo que pagar’

Aécio criticou a redução de programas sociais. | Marcelo Camargo/Agência Brasil
Aécio criticou a redução de programas sociais. (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

O presidente nacional do PSDB, senador Aécio Neves (MG), criticou a decisão do governo Dilma Rousseff de cortar recursos de sete programas sociais: Minha Casa Melhor , Farmácia Popular, Fies, Ciências sem Fronteiras, Pronatec, Água para todos e aquisição de alimentos, conforme reportagem de O Globo publicada na edição de domingo (18). O tucano disse que Dilma não teve coragem de vir a público explicar os cortes de programas inflados para sua reeleição à Presidência.

“Lamentavelmente, o que ocorre no Brasil, hoje, prova o uso meramente eleitoral de programas sociais que poderiam auxiliar as famílias brasileiras. Mesmo com o corte drástico de pelo menos sete programas essenciais para a população, ainda falta à presidente coragem para vir a público assumir a responsabilidade de seu governo pela conta que a sociedade está tendo que pagar”, criticou Aécio em sua página nas redes sociais.

‘LULA É CORRESPONSÁVEL’

Em entrevista publicada ontem no jornal argentino La Nación, Aécio afirmou que o governo e setores próximos ameaçam com a possibilidade de convulsão social em caso de aprovação do impeachment da presidente Dilma Rousseff.

“Essa é sempre a ameaça dos regimes totalitários e populistas. Quando esses regimes se enfraquecem, e em nossa região temos vários exemplos, particularmente o da Venezuela, começam com esse discurso divisionista do “nós contra eles” e “elites contra pobres”, buscando gerar mais conflitos para se agarrar ao poder. E são os supostos beneficiários desses regimes, os mais pobres, que pagam mais caro pela incompetência da gestão econômica: desemprego, inflação, desabastecimento. São coisas que vemos em alto grau na Venezuela, mas que também começam a ocorrer no Brasil”, disse Aécio.

Questionado se o ex-presidente Lula tem responsabilidade pelo que está ocorrendo no Brasil, Aécio respondeu que tanto Lula quanto Dilma têm responsabilidades que não podem ser transferidas, e que o dinheiro da corrupção usado para financiar o projeto do PT foi usado também para o enriquecimentos pessoais:

“Lula é corresponsável porque foi quem, em 2010, utilizou todo seu poder para eleger Dilma, que não estava preparada para ser presidente. Corrompeu o Estado para que o PT se mantivesse no poder, mas o dinheiro que controlaram era tanto que sobrou para o enriquecimento ilícito de muitos.”

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.