• Carregando...

Governo homenageia 46 personalidades, de Ratinho a Anderson Silva

O governador Beto Richa (PSDB) condecorou, nesta segunda-feira (19), 46 personalidades com a Ordem Estadual do PinheiroForam homenageadas pessoas que "se destacaram em suas áreas de atuação, pela notoriedade do saber ou por serviços relevantes prestados ao Paraná", conforme a Agência Estadual de Notícias (AEN), órgão oficial de comunicação do governo do estado.

Leia a matéria completa

A homenagem recebida pelo senador mineiro Aécio Neves (PSDB) do governo do Paraná nesta segunda-feira (19), em Curitiba, serviu também para mostrar a força da união com o governador Beto Richa (PSDB). Após receber a Ordem do Pinheiro, o senador e o governador marcaram território sobre questões internas do partido, mirando as eleições do ano que vem e também o pleito de 2014, presidencial.

Em sua fala, o senador mineiro disse que conta com Beto nas "próximas caminhadas" e disse que a liderança do governador é fundamental "para reinventar o PSDB".

Com o discurso afinado, Beto e Aécio defenderam eleições prévias para a escolha do candidato presidencial tucano nas próximas eleições. "É um caminho que deve ser debatido para fortalecer a democracia interna do partido", disse Beto.

Aécio ainda criticou o governo federal. "O PT não tem agenda para o Brasil. Tem apenas uma agenda de poder, esta é a prioridade absoluta. O PT precisa fazer um estágio na oposição até para reencontrar suas ideias que ele abdicou para chegar e se manter no poder", declarou Aécio.

Antes de conceder entrevista coletiva, o senador recebeu a Ordem Estadual do Pinheiro, maior honraria do governo do Paraná. Falando em nome dos homenageados, ele teceu críticas ao governo federal, em discurso apropriado para a campanha eleitoral oposicionista.

O senador disse que a construção da sociedade brasileira é um trabalho contínuo de várias pessoas, "apesar das tentativas reiteradas de nos venderem a ideia de um novo país e de uma nova história construída apenas por alguns". "Não seremos o país de todos enquanto houver milhões na miséria e outros milhões dependentes da exclusiva benemerência do Estado nacional. Não seremos o país de todos com uma educação que deixa pelo caminho uma parte extremamente importante de nossos jovens", criticou.

Aécio também reforçou o discurso sobre o pacto federativo. "Vivemos hoje a maior concentração de tributos e recursos na esfera do governo central de toda nossa história republicana", afirmou. "Esta grave distorção estrutural também se traduz de outras formas, como a da instituição de um mando político com nuances quase imperiais e imposição de uma única visão nacional."

Prévias

Na entrevista, ele reforçou as críticas quando perguntado sobre a decisão da juventude tucana de abraçar sua proposta de prévias. Segundo ele, o PSDB tem, antes de escolher o candidato, o dever de apresentar um "projeto novo e ousado" para o país.

"Um projeto que cria um contraponto com esse absurdo e perverso aparelhamento da máquina pública que estamos assistindo no Brasil, com os consequentes desvios e ineficiência", disse.

Para ele, o PT tem apenas "agenda de poder". "A manutenção do poder é a prioridade absoluta do PT, a agenda que está em curso hoje é uma agenda de 20 anos atrás proposta por nós e nós temos que novamente apresentar uma agenda para os próximos 20 anos", afirmou.

Beto negou que a honraria a Aécio seja um sinal de apoio a possível candidatura do senador à Presidência da República. "Tenho grande apreço pelo Aécio e aqui é apenas uma homenagem do Paraná a este grande político", reforçou.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]