Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Painel

Agenda liberal

Intitulado "Caminhos para um país que tem pressa", o esboço de programa de governo que o PFL entrega hoje ao PSDB na formalização da aliança entre os partidos bate pesado em Lula. Escrito por Gustavo Krause, o texto diz que a gestão petista trouxe "atraso, corrupção e incompetência". Outro trecho: "Foram-se as esperanças e, agora, tentam nos convencer de que somos todos, irremediavelmente, corruptos". Entre as propostas estão a redução de 35 para 15 no número de ministérios, o corte de 60% nos cargos de confiança e as criações do Simples trabalhista e de um ministério especial para a Segurança Pública. A cúpula vetou capítulo sobre nova reforma da Previdência, sob a alegação de que o tema poderia trazer desgaste.Lula news 1 – Chega esta semana a 360 mil domicílios a "Revista do Brasil", bancada por dezenas de sindicatos, entre eles o dos Metalúrgicos do ABC. A publicação, mensal, pretende dar as notícias "sob a ótica do trabalhador". Lula news 2 – Reportagem de capa do número um: como Lula se mantém em alta depois do mensalão. A revista opina sobre o desempenho da mídia na crise e traz entrevista em que Paul Singer critica a política econômica. O lançamento será em 12 de junho. Deixa rolar – Em reunião ontem, a comissão política do PT concluiu que não há clima para intervir nos estados onde a sigla ameaça atrapalhar a aliança nacional de Lula. Adoro você – Renan Calheiros (PMDB-AL) telefonou ontem a Ciro Gomes para dizer que não o rejeita como potencial vice de Lula. Mas é fato que tanto o presidente do Senado quanto José Sarney preferem um nome com menos chance de vôo em 2010.

Torneio mineiro – Em conversa com Aldo Rebelo, o prefeito Fernando Pimentel (PT-BH) disse que precisa melhorar "um bocadinho" para atingir os 88% de aprovação do governador Aécio Neves (PSDB-MG). O petista está com "apenas" 82%. Ônibus cheio – O recém-criado Conselho Político de Geraldo Alckmin deve ganhar as adesões do PPS, tão logo o partido anuncie apoio ao tucano, e de Francisco Turra, ex-ministro de FHC, que vai representar a ala do PP fechada com o ex-governador. Salva-vidas – Com Freire fora da disputa presidencial, o destino do PPS de Pernambuco será a aliança com Mendonça Filho, do PFL.

PT e Pefelê... – Depois de Cláudio Lembo, a esquerda encontrou novo amor no PFL. É o deputado estadual Caldini Crespo, que declarou ao site Carta Maior: "Houve corrupção no governo Alckmin". ...tudo a ver – E no site do petista Fausto Figueira, o líder do PFL na Assembléia, Edmir Chedid, acusou o tucano de "falta de planejamento" para discutir o Orçamento. Inexplicável – Na recente visita de Lula a Tocantins, o pefelista César Halum, presidente da Assembléia, declarou apoio à reeleição, mas ressalvou: "O problema é fazer santinho do Lula com o PFL". Onde pega – Antiga, a tensão tucano-pefelista em São Paulo se agravou com a rejeição do PSDB à proposta de formar com o PFL uma chapa coligada de candidatos a deputado federal e estadual. Voz da base – Também a chapa PTB-PPS não deve sair. Lideranças paulistas das duas siglas são a favor, mas candidatos novatos do PPS temem ver suas chances reduzidas.

TIROTEIO

* De Jilmar Tatto (PT), secretário dos Transportes na gestão Marta Suplicy, sobre o programa de televisão do PSDB-SP, no qual se sugeriu que o Bilhete Único foi implantado por José Serra e Geraldo Alckmin:

– Embora incompetentes na administração, pois em 12 anos não conseguiram integrar os transportes, os tucanos são muito eficientes na apropriação de realizações dos outros.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.