Intitulado "Caminhos para um país que tem pressa", o esboço de programa de governo que o PFL entrega hoje ao PSDB na formalização da aliança entre os partidos bate pesado em Lula. Escrito por Gustavo Krause, o texto diz que a gestão petista trouxe "atraso, corrupção e incompetência". Outro trecho: "Foram-se as esperanças e, agora, tentam nos convencer de que somos todos, irremediavelmente, corruptos". Entre as propostas estão a redução de 35 para 15 no número de ministérios, o corte de 60% nos cargos de confiança e as criações do Simples trabalhista e de um ministério especial para a Segurança Pública. A cúpula vetou capítulo sobre nova reforma da Previdência, sob a alegação de que o tema poderia trazer desgaste.Lula news 1 Chega esta semana a 360 mil domicílios a "Revista do Brasil", bancada por dezenas de sindicatos, entre eles o dos Metalúrgicos do ABC. A publicação, mensal, pretende dar as notícias "sob a ótica do trabalhador". Lula news 2 Reportagem de capa do número um: como Lula se mantém em alta depois do mensalão. A revista opina sobre o desempenho da mídia na crise e traz entrevista em que Paul Singer critica a política econômica. O lançamento será em 12 de junho. Deixa rolar Em reunião ontem, a comissão política do PT concluiu que não há clima para intervir nos estados onde a sigla ameaça atrapalhar a aliança nacional de Lula. Adoro você Renan Calheiros (PMDB-AL) telefonou ontem a Ciro Gomes para dizer que não o rejeita como potencial vice de Lula. Mas é fato que tanto o presidente do Senado quanto José Sarney preferem um nome com menos chance de vôo em 2010.
Torneio mineiro Em conversa com Aldo Rebelo, o prefeito Fernando Pimentel (PT-BH) disse que precisa melhorar "um bocadinho" para atingir os 88% de aprovação do governador Aécio Neves (PSDB-MG). O petista está com "apenas" 82%. Ônibus cheio O recém-criado Conselho Político de Geraldo Alckmin deve ganhar as adesões do PPS, tão logo o partido anuncie apoio ao tucano, e de Francisco Turra, ex-ministro de FHC, que vai representar a ala do PP fechada com o ex-governador. Salva-vidas Com Freire fora da disputa presidencial, o destino do PPS de Pernambuco será a aliança com Mendonça Filho, do PFL.
PT e Pefelê... Depois de Cláudio Lembo, a esquerda encontrou novo amor no PFL. É o deputado estadual Caldini Crespo, que declarou ao site Carta Maior: "Houve corrupção no governo Alckmin". ...tudo a ver E no site do petista Fausto Figueira, o líder do PFL na Assembléia, Edmir Chedid, acusou o tucano de "falta de planejamento" para discutir o Orçamento. Inexplicável Na recente visita de Lula a Tocantins, o pefelista César Halum, presidente da Assembléia, declarou apoio à reeleição, mas ressalvou: "O problema é fazer santinho do Lula com o PFL". Onde pega Antiga, a tensão tucano-pefelista em São Paulo se agravou com a rejeição do PSDB à proposta de formar com o PFL uma chapa coligada de candidatos a deputado federal e estadual. Voz da base Também a chapa PTB-PPS não deve sair. Lideranças paulistas das duas siglas são a favor, mas candidatos novatos do PPS temem ver suas chances reduzidas.
TIROTEIO
* De Jilmar Tatto (PT), secretário dos Transportes na gestão Marta Suplicy, sobre o programa de televisão do PSDB-SP, no qual se sugeriu que o Bilhete Único foi implantado por José Serra e Geraldo Alckmin:
Embora incompetentes na administração, pois em 12 anos não conseguiram integrar os transportes, os tucanos são muito eficientes na apropriação de realizações dos outros.



