O clima foi de festa na diplomação de Albanor José Ferreira Gomes (PSDB), conhecido como Zezé, prefeito eleito de Araucária, cidade da região metropolitana de Curitiba. Albanor teve a candidatura liberada na noite de quarta-feira pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em Brasília. O tucano ganhou a disputa pela prefeitura de Araucária com 31,2 mil votos contra 28,2 mil votos do atual prefeito Olizandro Ferreira (PMDB), mas a candidatura dele havia sido suspensa.
Cerca de 300 pessoas foram para aa frente do fórum da cidade, no início da tarde de ontem, quando foi anunciado que Albanor Gomes poderia ser diplomado. Os correligionários do prefeito seguiram o eleito até a Câmara de Vereadores, onde ocorreu a solenidade de diplomação do prefeito e parlamentares municipais.
Considerado inelegível desde 2004, por ser sócio na empresa de crédito Mega Cred, que abriu falência e soma uma dívida de aproximadamente R$ 50 milhões, Albanor Gomes conseguiu concorrer, mesmo sem registro. A legislação eleitoral proíbe a candidatura de quem tenha participação em instituições financeiras.
A juíza eleitoral Maria Cristina Franco Chaves chegou à Câmara em um carro do Centro de Operações Policiais Especiais (Cope), da Polícia Civil. A juíza, que já foi alvo de um protesto em outubro por ter permitido a candidatura de Albanor, temia manifestações durante a diplomação.



