Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
São Paulo

Alckmin culpa governo federal por aumento da violência no país

Além da questão das drogas, Alckmin reclamou também da entrada de armamento pelas fronteiras e das leis "frouxas"

O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), disse nesta quarta-feira (22) que o governo federal é culpado por parte dos problemas de violência vividos pelos Estados. Segundo Alckmin, o país vive uma "epidemia" de consumo de drogas. "Somos os maiores consumidores de crack do mundo. O segundo de cocaína. Não há uma cidade que não tenha uma cracolândia", disse.

O governador também destacou que muitos criminosos praticam seus crimes quer seja pela droga quer seja pelo tráfico. "Tráfico de drogas é responsabilidade do governo federal. São Paulo produz cana, laranja, soja, milho, café, não produz cocaína. Isto não é uma questão específica de uma unidade da federação", disse.

As críticas foram feitas pela manhã no Palácio dos Bandeirantes, sede do governo do Estado, durante o lançamento do programa São Paulo contra o Crime. Entre as medidas anunciadas, está a criação de cargos, restruturação de departamentos da polícia e criação de uma política de meritocracia para segurança pública com o pagamento de bônus a policiais que conseguirem reduzir indicadores de violência.

Além da questão das drogas, Alckmin reclamou também da entrada de armamento pelas fronteiras e das leis "frouxas". Ao falar de leis, ele ressaltou que no Brasil a responsabilidade pela legislação criminal é do governo federal, ao contrário dos EUA onde cada Estado tem suas próprias regras. "Não podemos ter lei frouxas. Lei de impunidade, que prende e solta", disse Alckmin.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.