O candidato tucano à Presidência da República, Geraldo Alckmin, foi aplaudido de pé pelos prefeitos que participam da Marcha em Defesa dos Municípios, no Hotel Blue Tree. Alckmin disse que é preciso governar como um prefeito, "amassar barro, falar menos e fazer mais".
O tucano também se comprometeu com a reivindicação dos prefeitos de aumentar em um ponto percentual os repasses para o Fundo de Participação dos Municípios, promessa feita na semana passada pelo governo Lula, mas condicionada à aprovação de uma minirreforma tributária.
- Temos que ser um prefeito no sentido de governar, falar menos e fazer mais, amassar barro, montar equipe. Se você não tem a pessoa certa no lugar certo, nem com muito dinheiro a coisa sai - disse o ex-governador de São Paulo.
Em meio aos aplausos, Alckmin disse que alguns municípios detêm uma verdadeira fortuna, enquanto outros são desassistidos. Afirmou que não prometeria o que não pode cumprir, mas garantiu empenho para conseguir mais investimentos para fazer o país crescer de 5% a 6% por ano.
- Não tenho como prometer mágica, mas quero olhar nos olhos de vocês e dizer que vou suar a camisa para garantir mais investimento - disse.
Ele reiterou que tem um ambicioso programa de reformas e que pretende dar prioridade à tributária. Alckmin defendeu uma reforma fiscal que vai discutir receita e despesa e defendeu a aprovação do imposto sobre valor agregado (IVA).
- Defendo um programa de reforma para crescimento forte, que permita crescer a 5% ou 6% ao ano e uma dessas reformas é a tributária. Ou faremos as reformas necessárias ou seremos o último da fila. Ninguém vai esperar o Brasil - disse.



