Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Eleições

Alencar diz não ter sido convidado ainda para se vice de Lula

'Provavelmente eu não tenha feito por merecer um novo convite. Naquele tempo eles gostavam de mim', afirma, referindo-se a 2002

Depois de participar de uma cerimônia ao lado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva sobre a política nacional de plantas medicinais e fitoterápicas, o vice-presidente José Alencar disse nesta quinta-feira que não foi convidado por Lula para participar da chapa da reeleição. Apesar de dizer que não está incomodado com a indefinição, Alencar lembrou que em 2002 foi convidado por todos os partidos para ser vice de Lula.

- Provavelmente eu não tenha feito por merecer um novo convite. Naquele tempo eles gostavam de mim. Eu era senador. Sou cristão apostólico romano. Sei rezar a oração que está no Sermão da Montanha que é o Padre Nosso. Tem um trecho que fala assim: 'seja feita a vossa vontade, assim na Terra como céu'. Isso significa que, em qualquer circunstância, seja feita a vontade de Deus. Provavelmente Deus esteja me protegendo - disse o vice, com ironia.

Alencar disse que vice não é a candidatura, e sim, um objeto de convite por parte do candidato a presidente, e de aceitação. Disse que ainda não recebeu convite e que não esperava já ter sido chamado. Indagado se aceitará, caso se convidado, respondeu de forma evasiva:

- Isso é conjectura.

A tendência de Lula é negociar até o último minuto o vice de sua chapa porque seu objetivo é tentar uma coligação formal com o PSB. O partido vem ameaçando ficar fora de uma aliança formal por considerar que assim teria mais chances de vencer a cláusula de barreira, que obriga que os partidos tenham pelo menos 5% dos votos nacionais. O ministro de Relações Institucionais, Tarso Genro, vem se empenhando para que o partido entre na coligação formal.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.