
São Paulo - O vice-presidente da República, José Alencar, voltou a ser internado ontem pela manhã no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, e foi submetido a uma nova cirurgia uma colostomia (procedimento que desvia as fezes para uma bolsa plástica fixada no abdômen). A operação de Alencar a 15ª de sua vida começou por volta das 17 horas e terminou às 21 horas. A equipe médica considerou que a cirurgia foi um sucesso. Alencar sofre, desde 1997, de câncer intestinal.
O novo internamento do vice-presidente ocorreu menos de um dia após ele ter recebido alta do Sírio Libanês, onde estava internado para se recuperar de uma cirurgia para corrigir uma obstrução intestinal causada por tumores abdominais, feita no último dia 9. Alencar chegou de ambulância ao hospital. Ele foi removido da casa em que estava hospedado após sentir fortes dores abdominais.
Ontem pela manhã, logo após ser informado do novo internamento de Alencar, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva telefonou na para o vice-presidente. Lula ligou de Assunção (Paraguai), onde participa da cúpula do Mercosul. A assessoria do vice-presidente não divulgou o teor da conversa.
Alencar, embora tenha sido internado, exerce a Presidência da República interinamente, já que Lula está em viagem internacional. Normalmente, nessas condições, em que o presidente não está no país e o vice não tem condições de conduzir a nação, quem deveria assumir a Presidência seria o presidente da Câmara dos Deputados, Michel Temer. Mas a posse interina de Temer ainda não foi cogitada.
"A guerra continua"
Anteontem à noite, ao deixar o hospital, José Alencar disse que saía vitorioso, mas admitiu que "não foi fácil. "Saio vitorioso de uma batalha, mas a guerra (contra o câncer) continua, disse. "A obstrução intestinal foi provocada pelo mal (câncer) e não foi fácil sair dessa, afirmou.
No último dia 9, Alencar havia se submetido a uma cirurgia, que durou seis horas, para corrigir uma obstrução intestinal. Nessa cirurgia, os médicos retiraram dez tumores, mas ao menos oito ainda permaneceram.
Alencar também faz um tratamento experimental contra o câmcer no Centro Oncológico MD Anderson, nos Estados Unidos, um dos maiores centros especializados em câncer do mundo. Anteontem, o vice disse que estava reagindo bem à nova medicação experimental, que ainda está em fase de testes.
Alencar deixou o hospital bem-humorado e agradecendo as orações e a equipe médica. "Recebi muitas manifestações que me encorajaram. Meu agradecimento é imorredouro para a equipe que me atendeu, disse.



