Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Saúde

Alencar tem quadro estável, ida à posse de Dilma é incerta

A presidenta eleita Dilma Rousseff visita o vice-presidente José Alencar. Ela espera vê-lo na sua posse no dia 1º de janeiro | Ricardo Stuckert / PR / Agência Brasil
A presidenta eleita Dilma Rousseff visita o vice-presidente José Alencar. Ela espera vê-lo na sua posse no dia 1º de janeiro (Foto: Ricardo Stuckert / PR / Agência Brasil)

A equipe médica que cuida de José Alencar conseguiu controlar a hemorragia provocada por um tumor no intestino delgado e o vice-presidente da República tem quadro estável neste sábado (25), afirmaram médicos. O comparecimento de Alencar na posse da presidente eleita Dilma Rousseff, em 1º de janeiro, porém, é incerta.

"O tratamento agora é clínico e a hemorragia está sob controle... mas nos próximos meses uma cirurgia não é opção", disse o médico Paulo Hoff, no hospital Sírio Libanês em São Paulo.

Alencar, que luta contra um câncer há mais de dez anos, foi submetido a uma cirurgia de urgência na quarta-feira à noite para tentar tratar uma hemorragia digestiva grave decorrente de um tumor sangrante no intestino delgado. O procedimento, porém, não teve sucesso e teve de começar a ser tratado com medicamentos.

"Estamos todos torcendo para isso (a presença de Alencar na posse de Dilma", disse Hoff ao ser questionado sobre a possibilidade do vice-presidente ir à cerimônia. "Eu prefiro não arriscar isso, nós vamos ver no dia 31. Nesse momento ele está na UTI, hemorragia está sob controle neste momento e a expectativa que mantendo esse quadro passaremos a um planejamento de tratamento mais a médio prazo", disse Hoff.

"É óbvio que em algum momento nós vamos ter que achar um tratamento para o tumor, porque a causa do sangramento é o tumor", acrescentou o médico.

Segundo Hoff, a reação de Alencar ao tratamento "é surpreendente e nesse momento parece que o quadro está sob controle".

A equipe médica informou que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva telefonou para Alencar às 23h da véspera do Natal depois que visitou o vice-presidente na quinta-feira, junto com Dilma.

Após a visita, Lula afirmou que o maior desejo de Alencar é poder sair do hospital para estar na posse de Dilma. "Ele diz que vai de qualquer jeito, nem que seja de cadeira de rodas", disse Lula na ocasião.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.