
Na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), o clima de festa junina e a oportunidade de emendar o feriado de Corpus Christi, na próxima quinta-feira, também parece ter contagiado os deputados estaduais. Ontem, o presidente Casa, Valdir Rossoni (PSDB), anunciou um acordo entre os líderes das bancadas para antecipar a sessão da quarta-feira para o período da manhã, com início previsto para as 9 horas. Pelo regimento da Assembleia, as sessões ocorrem normalmente à tarde, a partir das 14h30. Com a antecipação da sessão, os deputados estarão livres, a partir do horário do almoço, para viajarem para suas "bases eleitorais".
O acordo foi possível por causa de um requerimento da liderança do governo, que transformará em comissão-geral a sessão plenária de hoje à tarde, quando os projetos poderão ser votados sem passar em outras comissões. Com a prática, o governo vai poder votar em redação final os dois projetos que criam as duas "supersecretarias" de estado, prioridade governista no momento (leia mais sobre esses projetos na página 15).
Não será a primeira semana de jornada reduzida de trabalho no Legislatvo neste mês. Na semana passada, a Assembleia realizou sessões de votação apenas na segunda e terça-feira. Na quarta, os deputados fizeram uma sessão "itinerante" em Francisco Beltrão, no Sudoeste do estado, mas sem pauta de votação. Para o mês que vem está prevista outra sessão de interiorização, desta vez em Guarapuava, região central do Paraná.
Após a votação que deve confirmar a regularização das "supersecretarias", os deputados terão como prioridade a eleição do novo conselheiro do Tribunal de Contas. O assunto deve ocupar o tempo de plenário durante toda a primeira semana de julho, já que cada um dos 41 inscritos à vaga que era de Maurício Requião que teve a nomeação cassada pela Assembleia terão dez minutos para defender a candidatura. Eleito o novo conselheiro, o Legislativo entra em clima de recesso de inverno, que comça em 15 de julho e termina em 1.° de agosto.



