Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Oposicionista

"Alguns pontos precisam ser corrigidos"

Entrevista: Eduardo Sciarra (DEM-PR), deputado federal

 | Bernardo Hélio/Ag. Câmara
(Foto: Bernardo Hélio/Ag. Câmara)

Por que a oposição quer mais tempo para discutir a reforma tributária?

A proposta é positiva, mas tem alguns pontos que precisam ser corrigidos. Não tem sentido votar do jeito que ela está. Então, nós propusemos ao governo criar um grupo de trabalho para discutir e estudar esses pontos e deixar a reforma para ser votada em março ou abril de 2009.

Quais os pontos da reforma que ainda causam dúvidas ou que a oposição gostaria de mudar?

A gente quer discutir a possibilidade de simplificar ainda mais o sistema tributário e garantir no texto uma trava que evite o aumento da carga tributária, podendo até, eventualmente, fazer ela baixar. Outra coisa que achamos ruim é a constitucionalização da integração do imposto em sua própria base de cálculo (mecanismo já usado que, na prática, cobra um tributo duas vezes de um mesmo produto ou serviço).

Há alguma discordância da oposição sobre a cobrança da alíquota de 2% do ICMS no estado de origem para o gás, petróleo e energia elétrica?

Nós somos favoráveis àquilo que está no texto do relator e que foi aprovado na semana passada. Entendemos que, se aprovada a proposta como está, ela acaba com uma injustiça.

Se o governo negar o pedido da oposição, o senhor acredita que a reforma passa neste ano, na marra?

Do jeito que ela está, não será votada neste ano. (CO)

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.