• Carregando...
 | Aliel Machado, deputado estadual eleito.
| Foto: Aliel Machado, deputado estadual eleito.

Fiscalize a atuação do eleito

Site: http://deputadoaliel.wix.com/deputadoaliel

Facebook: /AlielMachadoVereador

Twitter: @alielmachado

O deputado federal mais jovem eleito pelo Paraná é Aliel Machado, de 25 anos. Há dois anos, ele foi eleito vereador em Ponta Grossa, primeiro cargo eletivo que ocupou, depois de participar da militância política no movimento estudantil.

No início daquela legislatura, a ex-vereadora Ana Maria de Holleben Melo foi acusada de forjar o próprio sequestro para não participar da eleição da Mesa Diretora. A ação, que deveria ser rápida, tomou grandes proporções e fez com que a escolha da Mesa não fosse no dia da posse, como comumente é.

A confusão se transformou em uma brecha para Aliel. "Eu não queria fazer acordo nem barganha para fazer parte de algum grupo. Acabei me candidatando a presidente da Câmara e venci. Como não tinha nenhuma amarra, pude fazer muita coisa", avalia.

Entre as realizações das quais mais se orgulha, ele cita a determinação do uso de rastreadores nos carros da Câmara, limitação no uso dos celulares corporativos, desconto no salário para vereadores que faltam à sessão sem justificativa, implantação do Portal da Transparência e a definição da pauta com antecedência. "Para que nada seja votado às escondidas", defende.

Aliel Machado gosta de enfatizar que não é filho de político ou empresário. "Por isso represento mesmo a nova política", diz. A oportunidade de lançar a candidatura a deputado federal – mesmo abdicando do atual mandato – surgiu porque o grupo percebeu que não tinha representação na região.

O novo deputado diz que vai tentar produzir um mandato participativo. "Como não faço parte de nenhum grupo, pode ser que dentro do Congresso não tenhamos muito resultado, ainda mais porque é formado por políticos mais conservadores. Mas farei minha parte levantando assuntos que precisam ser discutidos e levando o debate para a sociedade, para as universidades e movimentos sociais", explica.

Estudante de Pedagogia, ele trancou a faculdade quando foi eleito, mas pretende voltar aos estudos. É católico, casado e diz que, como se envolveu muito cedo na política, não tem um hobby ou atividade de lazer que goste de fazer nas horas vagas. "Para mim, tudo envolve política", comenta.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]