Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
transição

Aloizio Mercadante se reúne com Dilma na Granja do Torto

Derrotado na disputa pelo governo de SP, senador deve assumir ministério. Nesta sexta, presidente eleita anunciou três novos nomes de ministros

O senador Aloízio Mercadante (PT-SP) se reuniu nesta sexta-feira (3) com a presidente eleita, Dilma Rousseff, na Granja do Torto, em Brasília. Ele foi visto deixando a residência às 19h30. O presidente do PT, Eduardo Dutra, também participou do encontro. Derrotado por Geraldo Alckmin (PSDB) na disputa pelo governo de São Paulo, Mercadante deve assumir um ministério no futuro governo, possivelmente o de Ciência e Tecnologia. Nesta tarde, a presidente eleita anunciou três novos nomes para a sua equipe ministerial.

O deputado federal Antonio Palocci (PT-SP) assumirá a Casa Civil. Gilberto Carvalho vai chefiar a Secretaria Geral da Presidência, e o deputado federal José Eduardo Cardozo (PT-SP) será o próximo ministro da Justiça. Ainda nesta sexta, Dilma se reuniu por mais de quatro horas com o ministro de Relações Institucionais, Alexandre Padilha. Ele é cotado a permanecer no cargo, mas não teve a indicação oficializada nesta semana, como era esperado.

A presidente também esteve reunida na noite de quinta e nesta sexta com a chefe da assessoria do gabinete de transição, Helena Chagas, que pode assumir a Secretaria de Comunicação Social. A pouco menos de um mês de assumir a Presidência, Dilma ainda costura acordos para a nomeação de ministros.

Por indefinições nas negociações com principal partido aliado, PMDB, ela adiou o anúncio de nomes dados como certos na futura equipe ministerial, como o do senador Edison Lobão (PMDB-MA) e o do atual ministro da Agricultura, Wagner Rossi. Lobão é cotado para assumir o Ministério de Minas e Energia e Rossi deve continuar no cargo.

Nesta quinta, o senador e ex-ministro Hélio Costa (PMDB-MG) afirmou pelo Twitter que o partido já tinha acertado com Dilma a indicação dos dois nomes do PMDB. No entanto, as assessorias de Lobão e Rossi não confirmaram a informação. A assessoria de Lobão disse que ele não havia sido convidado "ainda" e que se reuniria com Dilma nesta sexta (3).

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.