• Carregando...

O ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, defendeu no Senado, nesta terça-feira, a postura do governo em relação à crise do gás com a Bolívia. Segundo ele, o governo agiu de forma equilibrada, com "abertura no diálogo e firmeza na negociação".

Ele admitiu que a "dosagem" usada na diplomacia é "sempre subjetiva". Mas, citando o "desnecessário" uso de forças militares pela Bolívia nas companhias estrangeiras, Amorim afirmou que a reação do Brasil teve por objetivo "prevenir reações irracionais" e facilitar a defesa dos interesses brasileiros.

- O pior que poderia acontecer é uma radicalização da posição - disse. (...). A politica do Brasil nunca será a do porrete, será sempre a da boa vizinhança - afirmou.

Segundo ele, a racionalidade com que a Bolívia tem agido poderia desaparecer caso o Brasil radicalizasse sua postura.

Segundo o ministro, o "período de confrontação" pelo qual o país passou está "muito ligado a um período pré-eleitoral" na Bolívia. Amorim disse que o presidente da Petrobras, José Sérgio Gabrielli, e o ministro de Minas e Energia, Silas Rondeau, viajarão nos próximos dias para a Bolívia.

Amorim ressaltou ainda dois parágrafos do comunicado conjunto divulgado na semana passada pelos presidentes do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva; da Argentina, Néstor Kirchner; da Bolívia, Evo Morales; e da Venezuela, Hugo Chávez sobre o preço e abastecimento de gás.

O texto diz que "os presidentes coincidiram na necessidade de preservar e garantir o fornecimento de gás" e concordaram que a "discussão sobre o preço tem que ser racional", de forma a viabilizar investimentos.

Apesar de toda a instabilidade, diz, a Bolívia, tem sido fornecedor confiável ao brasil.

- Nunca faltou gás ao Brasil,

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]