Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Imprensa

ANJ sugere ações para melhorar relação de jornais com os leitores

"Essa [a criação do Programa Permanente de Autorregulamentação] é mais uma demonstração de que não vamos aceitar nenhum tipo de interferência externa, de censura. Reforçamos com isso a independência do jornal." Judith Brito, presidente da Associação Nacional dos Jornais | Wilson Dias/ABr
"Essa [a criação do Programa Permanente de Autorregulamentação] é mais uma demonstração de que não vamos aceitar nenhum tipo de interferência externa, de censura. Reforçamos com isso a independência do jornal." Judith Brito, presidente da Associação Nacional dos Jornais (Foto: Wilson Dias/ABr)

A Associação Nacional de Jornais (ANJ) apresentou ontem o Programa Permanente de Autorre­­gulamentação, um documento com sugestões aos veículos para garantir a relação transparente com os leitores. Discutido ao longo dos últimos meses por integrantes da entidade, o novo instrumento sugere, por exemplo, práticas como a publicação de cartas de leitores, reconhecimento de erros e a criação de conselhos editoriais – grupos que ajudam, em linhas gerais, a orientar a linha editorial do veículo.

"As ações serão adotadas de forma descentralizada, a critério de cada associado. Muitos dos veículos já mantêm várias das medidas relacionadas no programa", afirmou a presidente da ANJ, Judith Brito.

A autorregulamentação co­­meçou a ser discutida ano passado, durante o Congresso Bra­­sileiro de Jornais, realizado em agosto, numa espécie de reação à proposta ensaiada no governo Lula de criação de um conselho para fiscalizar o jornalismo. Ele surge também meses depois de iniciativas como a do senador Roberto Requião (PMDB-PR), de apresentar um projeto regulamentando o direito de resposta.

Para Judith, o Programa Per­­­manente é uma mostra do compromisso dos jornais com a prática diária da liberdade. "Essa é mais uma demonstração de que não vamos aceitar nenhum tipo de interferência externa, de censura. Reforçamos com isso a independência do jornal."

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.