Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
oriente médio

Ao lado de Ahmadinejad, Lula defende programa nuclear pacífico do Irã

Lula disse, porém, que sonha com Oriente Médio sem armas nucleares. Mahmoud Ahmadinejad faz sua primeira visita oficial ao Brasil

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse nesta segunda-feira (23), durante entrevista coletiva de imprensa com o presidente do Irã, Mahmoud Ahmadinejad, que reconhece o direito do país de executar seu plano nuclear para fins pacíficos e afirmou que o "Brasil sonha com um Oriente Médio" livre de armas do gênero.

Ahmadinejad se reuniu com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva no Palácio do Itamaraty, em Brasília, por volta de 12h30, para a assinatura de acordos comerciais e diplomáticos com o Brasil.

Desde 2008, os dois presidentes já se encontraram em duas oportunidades. A primeira foi no Equador e a segunda, nos Estados Unidos. Esse é o terceiro encontro entre Lula e Ahmadinejad. O iraniano também tem encontro marcado nesta segunda com os presidentes da Câmara, Michel Temer (PMDB-SP), e do Senado, José Sarney (PMDB-AP).

Ahmadinejad chegou a Brasília na manhã desta segunda-feira (23) em sua primeira visita oficial ao Brasil. Cerca de cem manifestantes favoráveis e contrários à presença do presidente iraniano no país realizaram um protesto na Esplanada dos Ministérios. Uma das pistas que dão acesso à Praça dos Três Poderes chegou a ter o trânsito interrompido momentos antes da chegada de Ahmadinejad.

Acordos

Os dois presidentes assinaram três acordos. Um para aumentar a cooperação comercial entre a Confederação Nacional da Indústria (CNI) e a Câmara de Comércio e Indústria do Irã, outro na esfera diplomática, que suprime a exigência de visto para passaportes diplomáticos, e mais um para estimular as trocas culturais entre as duas nações.

Também foram assinados memorandos de cooperação e entendimento nas áreas de Minas e Energia, Ciência e Tecnologia, Comércio Exterior e entre os bancos centrais dos dois países. Irã e Brasil também firmaram um convênio na área da agricultura entre a Embrapa e a Organização para Pesquisa e Educação e Extensão Agrícola do Irã.

Lula disse que o Brasil vai fazer uma parceria com o Irã em projetos de energia elétrica. Além disso, disse que levará ao Irã "a experiência brasileira de veículos movidos a gás e etanol". De acordo com o presidente, membros do governo vão ao Irã para avaliar oportunidades de negócios.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.