• Carregando...

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse nesta segunda-feira (23), durante entrevista coletiva de imprensa com o presidente do Irã, Mahmoud Ahmadinejad, que reconhece o direito do país de executar seu plano nuclear para fins pacíficos e afirmou que o "Brasil sonha com um Oriente Médio" livre de armas do gênero.

Ahmadinejad se reuniu com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva no Palácio do Itamaraty, em Brasília, por volta de 12h30, para a assinatura de acordos comerciais e diplomáticos com o Brasil.

Desde 2008, os dois presidentes já se encontraram em duas oportunidades. A primeira foi no Equador e a segunda, nos Estados Unidos. Esse é o terceiro encontro entre Lula e Ahmadinejad. O iraniano também tem encontro marcado nesta segunda com os presidentes da Câmara, Michel Temer (PMDB-SP), e do Senado, José Sarney (PMDB-AP).

Ahmadinejad chegou a Brasília na manhã desta segunda-feira (23) em sua primeira visita oficial ao Brasil. Cerca de cem manifestantes favoráveis e contrários à presença do presidente iraniano no país realizaram um protesto na Esplanada dos Ministérios. Uma das pistas que dão acesso à Praça dos Três Poderes chegou a ter o trânsito interrompido momentos antes da chegada de Ahmadinejad.

Acordos

Os dois presidentes assinaram três acordos. Um para aumentar a cooperação comercial entre a Confederação Nacional da Indústria (CNI) e a Câmara de Comércio e Indústria do Irã, outro na esfera diplomática, que suprime a exigência de visto para passaportes diplomáticos, e mais um para estimular as trocas culturais entre as duas nações.

Também foram assinados memorandos de cooperação e entendimento nas áreas de Minas e Energia, Ciência e Tecnologia, Comércio Exterior e entre os bancos centrais dos dois países. Irã e Brasil também firmaram um convênio na área da agricultura entre a Embrapa e a Organização para Pesquisa e Educação e Extensão Agrícola do Irã.

Lula disse que o Brasil vai fazer uma parceria com o Irã em projetos de energia elétrica. Além disso, disse que levará ao Irã "a experiência brasileira de veículos movidos a gás e etanol". De acordo com o presidente, membros do governo vão ao Irã para avaliar oportunidades de negócios.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]