Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
No STF

Ao lado de Lula, Renan diz que MPs tumultuam trabalho do Legislativo

Em discurso na reabertura dos trabalhos do Judiciário, no Supremo Tribunal Federal (STF), o presidente do Senado, Renan Calheiros, criticou o número de medidas provisórias editadas pelo Executivo, provocando um certo mal-estar, porque o presidente Luiz Inácio Lula da Silva estava a seu lado na mesa. Renan disse ainda que nesta quarta-feira será votada a proposta que modifica a tramitação das MPs. Segundo ele, 65% das sessões plenárias do ano passado ficaram trancadas por causa das MPs.

- Do jeito que está não pode ficar. As medidas provisórias tumultuam os trabalhos do Legislativo e atrapalha o processo - disse Renan.

Renan elogiou a decisão do Congresso de derrubar a verticalização, regra que determina a repetição nos estados da aliança feita na eleição presidencial, alegando que ela não se justifica no ambiente político atual. Segundo ele, depois de uma reforma política, haveria um terreno mais propício para instalação dessa regra no país. O atual presidente do STF, Nelson Jobim, que também estava na mesa ao lado de Renan, era presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) quando a verticalização foi instituída, em 2002.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.