Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Notas políticas

Apertada

A fala de Botto começou por volta das 15h30, após o lançamento do plano safra 2008, e terminou às 18 horas para abrir espaço para a entrega do título de título de cidadão benemérito a Dom Ladislau Biernaski, bispo da recém-criada Diocese de São José dos Pinhais.

Indicado – O próximo a ser homenageado com o título de Cidadão Benemérito do Paraná será o prefeito Beto Richa (PSDB). O projeto foi apresentado ontem pelo deputado estadual Luiz Malucelli Neto (PSDB). Ele espera que, antes da entrega do prêmio, o governo do estado já tenha desbloqueado os R$ 63 milhões do Fundo de Desenvolvimento Urbano (FDU) para a prefeitura de Curitiba. E defende que o deputado Alexandre Curi (PMDB) seja o intermediador para o fim do impasse.

Familiar – O procurador Sérgio Botto de Lacerda entrou numa briga familiar ao criticar o presidente do Conselho de Administração da Sanepar, Pedro Henrique Xavier, que não participou das votações dos pedidos de aditivos para a Pavibrás. A justificativa para "a curiosa abstenção" é que PHX tinha sido advogado da CG, construtora do sobrinho Maurício Xavier, e não se relacionava mais com o parente. Nos bastidores políticos, o motivo da desavença é que Maurício, em vez de indicar Pedro Henrique para ser secretário, optou pelo outro tio, Cláudio Xavier, que hoje está na Saúde.

Erro – A Casa Civil rebateu ontem a denúncia feita pelo líder do PSDB, Ademar Traiano, de que o governo do estado teria gasto R$ 120 mil com o pagamento de uma pousada por meio do uso de cartões corporativos. Segundo o governo, o deputado interpretou que os recursos destinados a "Alimentação e Pousada" para servidores públicos em viagens oficiais foram pagos a um único estabelecimento comercial. "Só pode ser fruto da maldade ou da ignorância", disse o chefe da Casa Civil, Rafael Iatauro.

Dois pesos – O deputado Jocelito Canto (PTB) acusou o Ministério Público Estadual (MP) de usar "dois pesos e duas medidas". Em pronunciamento na Assembléia, Jocelito lembrou que o MP está demorando a se manifestar sobre a situação do secretário de Segurança, Luiz Fernando Delazari, que é promotor e deveria ter deixado o governo para voltar ao órgão. Em compensação, o deputado afirmou que o MP o tem perseguido no caso em que ele é acusado de usar um PM para sua segurança pessoal, quando era prefeito de Ponta Grossa.

Biodegradáveis – A Comissão de Indústria e Comércio da Assembléia Legislativa vai promover audiência pública, na próxima terça-feira, para tratar de 3 projetos de lei para promover a substituição, no comércio paranaense, das sacolas plásticas convencionais por sacolas biodegradáveis.

Ministro – O ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, deve estar em Francisco Beltrão na próxima sexta-feira para debater com lideranças do Sudoeste as metas do PAC, o Programa de Aceleração do Crescimento, do governo federal. Um dos assuntos que deve ser discutido com o ministro é a possibilidade de a região ganhar uma ferrovia para escoar a produção local. A presença do ministro na cidade foi intermeadiada pela deputada estadual Luciana Rafagnin (PT).

Turista – O prefeito de Curitiba, Beto Richa (PSDB), recebeu ontem a visita do prefeito de Chicago (EUA), Richard Daley. O norte-americano veio a Curitiba conhecer os programas de transporte e meio ambiente da cidade. Daley e sua comitiva fizeram um programa típico de turista: visitaram os parques Barigüi, Tingüi e Tanguá. E também circularam em ônibus biarticulado da linha Santa Cândida.

Comitiva – Um grupo de 12 vereadores de Curitiba, além de assessores, embarcou ontem para o Chile para conhecer o sistema de transporte coletivo local. O tour, de uma semana, incluiu ainda outros países sul-americanos. A viagem está sendo paga por uma empresa fabricante de ônibus.

* * * * *

"Ele pode falar duas horas e a gente só cinco minutos. Tinha que ter uma sessão especial até a meia-noite."

Valdir Rossoni (PSDB), líder da oposição na Assembléia, ao criticar o pouco tempo destinado ao depoimento do ex-procurador-geral do Estado Sérgio Botto de Lacerda.

* * * * *

Pinga-Fogo

O projeto de lei do vereador Jorge Bernardi (PDT), que determinava que todos os hospitais e unidades de saúde de Curitiba a ter macas dimensionadas para as pessoas obesas, foi sancionado pelo Beto Richa (PSDB).

*** Os estabelecimentos de saúde da cidade têm um mês para ofertar as macas específica para obesos.

*** A direção do PPS anunciou a dissolução do diretório do partido em Paranaguá, no litoral do estado.

*** A medida foi proposta pelo secretário-geral do partido, Rubico Camargo, e foi aprovada pelos membros do Diretório Estadual da legenda.

*** A direção alega falta de mobilização política dos atuais dirigentes do partido na cidade, o que teria dificultado o surgimento de candidatos próprios do partido para a disputa pela prefeitura.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.