Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Barragens

Após acordo, manifestantes deixam Tucuruí

Reunião de responsáveis pelo protesto com representantes do governo será amanhã. Desocupação começou às 19h. Às 20h30, ônibus continuavam retirando manifestantes

Os manifestantes do Movimento dos Atingidos por Barragens e Via Campesina começaram a desocupar a Usina de Tucuruí, no Pará, na noite desta quinta-feira (24). Eles deixaram a hidrelétrica depois da promessa de uma reunião, nesta sexta-feira (25), com representantes do Ministério das Minas e Energia e da Eletronorte, em Tucuruí.

Ficou marcada outra reunião para 30 de maio, também com a presença de um representantes do ministério e dos movimentos sociais responsáveis pela ocupação, mas desta vez em Brasília.

De acordo com Roquevan Alves Silva, da direção nacional doMovimento dos Atingidos por Barragem (MAB), os manifestantes começaram a sair, pacificamente, por volta das 19h. Às 20h30, os ônibus com integrantes do grupo continuavam deixando a usina.

Tucuruí foi ocupada na madrugada de quarta-feira (23) por centenas de manifestantes. Eles entraram em confronto com a Polícia Militar, derrubaram um portão e jogaram uma bomba. O grupo teve acesso às salas de máquinas e de controle da usina. No mesmo dia, a Justiça ordenou a reintegração de posse e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva mandou o Exército e a Polícia Federal para o local.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.