Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Contra fraudes

Após denúncia no porto, TC controlará mais seus fiscais

O presidente do TC, Fernando Guimarães, disse que medida vai proteger os bons servidores e punir as irregularidades | Marcelo Elias / Gazeta do Povo
O presidente do TC, Fernando Guimarães, disse que medida vai proteger os bons servidores e punir as irregularidades (Foto: Marcelo Elias / Gazeta do Povo)

Os fiscais do uso do dinheiro público no Paraná passarão a ser fiscalizados com mais rigor. O presidente do Tribunal de Contas, Fernando Guimarães, anunciou ontem a instalação de uma comissão para uniformizar os procedimentos de todas as inspetorias do órgão. A medida, que cria um mecanismo para controlar a atuação dos técnicos do órgão, foi tomada após o chefe da 1.ª Inspetoria de Controle Externo do TC, Agileu Bitten­­court, ter sido preso pela Polícia Federal na Operação Dallas, de­­flagrada na quinta-feira passada. Ele é investigado como participante das irregularidades cometidas no Porto de Paranaguá.

Guimarães anunciou, em entrevista coletiva, que a comissão vai determinar que os trabalhos de auditoria e fiscalização do TC tenham um procedimento uniforme, principalmente nos trabalhos de campo de inspetores que orientam gestores de entidades públicas. "Preten­demos formalizar as ocorrências, mesmo as consultas que os gestores fazem aos inspetores deverão ser registradas, como ocorre no âmbito municipal", disse.

Para o presidente do TC, isso evitaria que as informações prestadas por técnicos do órgão sejam mal-entendidas e manipuladas por terceiros."A intenção é proteger meus servidores. Os que errarem pagarão por seus erros, mas os que não erraram não poderão ser punidos por falta de instrumentos", explicou.

De acordo com o diretor do Instituto Gamma de Assessoria a Órgãos Públicos (Igam), André Barbi, a medida é correta e deve proporcionar mais segurança e transparência à atuação do TC. "O estabelecimento de limites, embora possa representar um aumento da burocracia, deixa a sociedade e o próprio agente público mais seguro. As atribuições dos técnicos do tribunal ficam mais claras", afirma Barbi.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.