Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Encontro

Após impasse, PSDB unifica discurso e ataca governo Dilma

Em convenção nacional neste sábado, tucanos definem divisão de cargos. José Serra assume Conselho Político. Tasso Jereissati comandará ITV

Após reuniões ao longo da manhã deste sábado (28), o PSDB chegou à convenção nacional do partido com discurso unificado em torno dos principais cargos do partido.

Horas antes do encontro, o PSDB ainda resolvia divergências internas em reunião entre o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, o senador Aécio Neves (MG) e o ex-governador de São Paulo José Serra.

O principal imbróglio a ser resolvido na convenção era a presidência do Instituto Teotônio Vilela (ITV), pleito de Serra, mas que tinha como principal indicado o ex-senador Tasso Jereissati (CE), nome apoiado por Aécio Neves.

Para resolver o impasse, as lideranças tucanas convenceram Serra, durante negociações entre sexta-feira (27) e sábado, a assumir o Conselho Político. O conselho também terá como membros o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso; o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin; e Aécio Neves. Tasso foi eleito para a presidência do Instituto Teotônio Vilela.

O deputado federal Sérgio Guerra (PE) foi reconduzido ao cargo de presidente do partido. O primeiro vice-presidente da legenda será o ex-governador Alberto Goldman (SP) e o vice-presidente-executivo, Eduardo Jorge Caldas Pereira. Como secretário-geral do partido foi mantido o deputado federal Rodrigo de Castro.

Ataques

Durante os discursos, os tucanos atacaram a gestão da presidente Dilma Rousseff. "Cada vez mais a ocupante da presidência governa cada vez menos e aquele que não foi eleito, governa cada vez mais", disse Serra, referindo-se ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Serra acusou o governo da petista de "omisso" e incompetente" e disse que o PT, com episódios como o da Prefeitura de Campinas, sai das páginas políticas para entrar nas ‘’páginas policias". Serra, que disputou a Presidência da República no ano passado, disse que as divergências dentro do partido são naturais, mas que a desunião fortalece o PT. O presidente reeleito do PSDB, Sérgio Guerra, chamou de "fraude" as notícias de que o partido estaria desunido.

O senador Aécio Neves disse que o PSDB é um "partido sem dono" porque pertence a "todos os brasileiros".

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.