• Carregando...
“Hackers cívicos” buscam soluções para empoderar os cidadãos. | Divulgação
“Hackers cívicos” buscam soluções para empoderar os cidadãos.| Foto: Divulgação

Qualquer pessoa pode contribuir com as reuniões do Open Brazil, mesmo sem saber programar. Para entrar no fórum, acesse openbrazil.org ou meetup.com/openbrazil. Também possível entrar em contato com o coordenador do grupo, Stephan Garcia, por e-mail: stephan@openabrazil.org.

Um detalhe interessante é que o grupo dá preferência para programadoras, como uma forma de estimular a participação feminina em um ambiente que costumava ser predominantemente masculino. “Dizemos que é um ambiente saudável, livre de qualquer preconceito”, diz Garcia.

quer ajudar?

Qualquer pessoa pode contribuir com as reuniões do Open Brazil, mesmo sem saber programar. Para entrar no fórum, acesse openbrazil.org ou meetup.com/openbrazil. Também é possível entrar em contato com o coordenador do grupo, Stephan Garcia, por e-mail: stephan@openbrazil.org.

Um detalhe é que o grupo dá preferência a programadoras, como uma forma de estimular a participação feminina.

Em pouco tempo, os curitibanos poderão usar um aplicativo na internet para “desenhar” a sua rua ideal. Um exemplo hipotético: a rua Visconde de Nácar, no Centro de Curitiba, poderia ter calçadas mais largas, com canteiros e bancos. Ou então abrigar uma ciclofaixa.

A ideia dos desenvolvedores, o grupo Open for Brazil, é que os cidadãos tenham uma ferramenta para dizer o que desejam para o espaço urbano. E que o poder público possa se apropriar das sugestões e decidir se há como colocá-las em prática de uma maneira viável. Seria uma forma de encurtar a distância entre as duas partes. O aplicativo deve ser lançado no próximo mês.

Braço da ONG norte-americana Code for America, o Open for Brazil funciona em Curitiba desde outubro de 2014. É a primeira extensão do grupo no país, que já existe em várias outras localidades.

Formado basicamente por programadores, o grupo se reúne semanalmente em um fórum online para discutir ideias de programas que ajudem o cidadão a resolver problemas corriqueiros, que não necessariamente precisem de ajuda do governo.

Foi justamente uma dessas ideias simples e úteis que tornou famoso o Code for America, há cerca de cinco anos. Em Boston (EUA), as frequentes tempestades de neve costumam soterrar os hidrantes, o que dificulta o trabalho dos bombeiros em caso de emergência. O aplicativo “Adote um hidrante” propõe que pessoas que morem próximas a um hidrante se responsabilizem por ele.

No Japão, a alternativa foi criar o “Adote uma sirene”, para as pessoas cuidarem das sirenes que avisam a possibilidade de tsunami.

Stephan Garcia, coordenador do Open for Brazil em Curitiba, diz que a proposta para um futuro próximo é lançar o “Adote um bueiro” por aqui. Funcionaria nos mesmos moldes básicos da ideia norte-americana. Cuidando de um bueiro, a pessoa pode zelar para que ele não fique entupido e assim evitar uma possível inundação.

Os programadores do projeto se auto-intitulam “hackers cívicos”. Usando tecnologia e princípios do design de rede para criar aplicativos bonitos e descomplicados, a ideia é empoderar os cidadãos e ampliar a forma como eles participam de seu governo.

Segundo Garcia, o poder público costuma receber bem e estimular o desenvolvimento de aplicativos cidadãos quando percebe que pode resolver problemas investindo pouco dinheiro. Também cabe ao governo a cooperação com o banco de dados. Por exemplo, a prefeitura deve ceder o mapa de onde se localizam os bueiros.

A regra básica é que todos os aplicativos tenham código aberto, que podem ser copiados e replicados. Só com base nos programas que já foram criados, o grupo pretende traduzir e exportar para a realidade brasileira pelo menos 30 novos aplicativos até o fim de 2015. O orçamento do grupo brasileiro vem de ajuda financeira do Code for America – mantido pelo governo Obama – e de patrocinadores como o Google e universidades.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]