Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
STF

Aprovado pela CCJ, Lewandowski defende quarentena para juízes

Indicado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva para ocupar uma das vagas de ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), o desembargador Enrique Ricardo Lewandowski foi sabatinado na manhã desta quinta-feira pelos senadores na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), que aprovou sua indicação por 22 votos a um. A indicação ainda será submetida ao plenário do Senado, provavelmente na próxima terça-feira.

Durante a sessão, Lewandowski assumiu publicamente o compromisso de nunca ser candidato a cargo eletivo. Ele defendeu uma quarentena de três anos para os juízes que desejarem ocupar cargos públicos, mas após a sabatina defendeu o trabalho do ministro Nelson Jobim, presidente do Supremo e cotado para ser candidato do PMDB nas eleições presidenciais.

- Em nenhum momento o presidente Jobim desonrou a toga. Todas as suas decisões foram muito bem fundamentadas - afirmou.

Lewandovski também defendeu os hábeas-corpus concedidos pelo Supremo a suspeitos que prestam depoimentos nas CPIs. Segundo ele, as decisões cumprem um direito constitucional de defesa de todo cidadão.

- Penso nesse assunto como um cidadão comum, que vai a uma delegacia, por exemplo, e não é obrigado a se autoincriminar - afirmou.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.