Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Conflito

Argelinos votam para enterrar a guerra civil

Os argelinos compareceram em massa às urnas para virar uma página, caracterizada por uma década de brutal guerra civil, oferecendo anistia para centenas de ativistas islâmicos. O conflito, que custou mais de 150 mil vidas, pôs vizinho contra vizinho e provocou o isolamento do estado árabe produtor de petróleo, em meio a atrocidades cometidas pelos rebeldes e alegações de crimes por partes de forças de segurança.

O ministro do Interior, Noureddine Zerhouni, disse nesta sexta-feira que os resultados mostram que 97,4% dos eleitores argelinos apoiaram o referendo realizado nesta quinta-feira , que prevê um "acordo para a paz e reconciliação nacional". O plebiscito contou com a participação de 80% dos 18,3 milhões de eleitores registrados.

- Chegou a hora de virar a página de ódio e violência. Como muçulmanos, nós temos que nos unir e acreditar que o futuro será melhor do que o passado - afirmou o comerciante Mohamed Lamri, de 45 anos, que vive no subúrbio da capital Argel.

Grupos defensores de Direitos Humanos e alguma das famílias das vítimas do conflito temem que as forças de segurança, acusadas de ser responsáveis por milhares de desaparecimentos, nunca serão julgadas.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.