Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
legislativo

Assembleia muda site, mas dados seguem em formato difícil

Formato não permite extração, cálculos ou agregação para melhor análise de quem pretende comparar os dados mês a mês

Plenário da Assembleia: novos dados sobre gastos estão na web. | Daniel Castellano/Gazeta do Povo
Plenário da Assembleia: novos dados sobre gastos estão na web. (Foto: Daniel Castellano/Gazeta do Povo)

A Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) anunciou nesta terça-feira (4) mudanças nos canais de comunicação da Casa para facilitar o acompanhamento do trabalho dos parlamentares. A alteração mais significativa ocorreu no site da instituição, que passou por mudanças de layout e aumento na quantidade de ferramentas de interatividade com o cidadão. Apesar disso, são poucas as modificações no portal da transparência da Alep.

Agora, além das informações que já constavam na plataforma, passaram a ser disponibilizados outros dados, como a relação dos pagamentos de diárias de servidores e passagens aéreas, além de cópias dos contratos das licitações e convênios da Casa.

As informações, porém, continuam em formatos de difícil acesso, que não permitem extração, cálculos ou agregação para melhor análise de quem pretende comparar os dados mês a mês, por exemplo. Além disso, continuam disponíveis somente os valores gastos com verbas de ressarcimento e fornecedores dos deputados do mês anterior a consulta.

Membro do comitê De Olho na Transparência, da seccional paranaense da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-PR), o advogado Luciano Reis destaca que apenas a disponibilização das informações não é suficiente para considerar uma instituição pública como transparente. “Uma coisa é as informações serem transparentes, outra é serem acessíveis”, diz. Para ele, é necessário que as instituições diminuam as barreiras de entrada e leitura dos portais, como cadastros de acesso e disponibilização de informações muito técnicas, sem tradução.

Análise de portais

Nesta quarta-feira (5), o comitê da OAB, formado em parceria com o Conselho Regional de Contabilidade; o Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas no Paraná; e o Conselho Regional de Economia do Paraná, vai apresentar o resultado da primeira etapa de um trabalho sobre a divulgação da remuneração dos agentes públicos.

Entre os portais da transparência analisados estão o da Assembleia, Tribunal de Contas, Copel e Sanepar. Como adianta Reis, foram encontrados problemas como a divulgação de rubricas remuneratórias genéricas. O comitê encaminhará ofícios para as autoridades com as observações constatadas. “É importante que uma instituição possa observar o que a outra está fazendo, para melhorar”, diz.

Serviço

Para facilitar a consulta à prestação de contas da Assembleia Legislativa, a Gazeta do Povo reuniu os mais de 50 mil valores disponíveis no Portal da Transparência e criou uma ferramenta que permite listar os gastos dos deputados agrupando-os por nome do parlamentar, período, tipo de despesa ou fornecedor.

A ferramenta está disponível em www.gazetadopovo.com.br/vida-publica. O link “Gastos de deputados”fica no canto superior da página.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.