Os deputados estaduais elegem hoje a nova Mesa Diretora da Assembleia Legislativa do Paraná, que irá comandar a Casa pelos próximos dois anos. Conforme já havia sido anunciado, apenas uma chapa se inscreveu para a disputa, encabeçada pelo atual presidente, Valdir Rossoni (PSDB). A nova composição terá poucas mudanças em relação à formação atual, contando com os mesmos partidos, porém, em cargos diferentes.
"Conseguimos o apoio da grande maioria dos blocos partidários, compondo novamente uma chapa única", comemorou Rossoni. O único partido a não apoiar sua candidatura é o PT, que a exemplo da eleição passada já anunciou que irá se abster na votação de hoje. O PMDB chegou a ensaiar um bate-chapa, mas não viu condições políticas para lançar um candidato próprio. Dessa forma, a legenda permanece no grupo, mantendo a base de apoio ao governador Beto Richa (PSDB).
Os peemedebistas permanecem com dois cargos, a 1.ª vice-presidência, na qual continua Artagão Júnior, e a 2.ª secretaria, que passará a ser comandada por Ademir Bier. A expectativa é ganhar futuramente a 1.ª secretaria, hoje nas mãos de Plauto Miró Guimarães (DEM), cotado para uma indicação ao Tribunal de Contas do Estado (TC) em 2013.
Os dois únicos a deixarem a mesa são o 2.º secretário Reni Pereira (PSB) e o 2.º vice-presidente Augustinho Zucchi (PDT), eleitos prefeitos de Foz do Iguaçu e Pato Branco, respectivamente. Em seus lugares entram Gilberto Ribeiro (PSB), que passa à 5.ª secretaria, e Nelson Luersen (PDT), na 3.ª vice-presidência.



