• Carregando...

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia Legislativa vota hoje o parecer à emenda que permite aos deputados contratar assessores que já trabalham na iniciativa privada. Pela proposta, esses funcionários podem prestar serviços ao Legislativo sem ter de comparecer na Casa e sem a obrigação de se demitir de seus empregos originais. A emenda deve ser votada também no plenário, logo após a sessão da CCJ, junto com outros dois projetos do chamado "pacote da transparência". A polêmica emenda do deputado Elton Welter (PT) deve ser aprovada na CCJ e ser votada no plenário em seguida. Para ser aprovada, são necessários os votos da maioria simples dos 54 deputados. Welter defende sua proposta: "A minha emenda é da transparência, pois admite expressamente, e não de forma dissimulada, a nomeação de profissionais que prestam serviços especializados de forma continuada", diz. A maioria dos deputados ainda não sinalizou como deve votar.

Capricho

Estão praticamente prontos os comerciais do senador Osmar Dias (PDT) que vão ao ar a partir de maio. A criação é do marqueteiro Vianey Pinheiro, que veio de São Paulo especialmente para a função. Ele já cuidou da propaganda do ex-governador Jaime Lerner (PSB) e dos ex-prefeitos de Curitiba, Cassio Taniguchi (DEM) e Rafael Greca (PMDB). Atualmente é marqueteiro do governador de São Paulo, José Serra (PSDB) e do prefeito da cidade, Gilberto Kasab (DEM).

De olho em 2014

Os 11 vereadores que integram a comissão Especial da Câmara de Curitiba para acompanhar os assuntos relacionados ao Mundial estiveram ontem na Arena da Baixada e o CT do Caju. Capitaneada pelo presidente da comissão, vereador Mario Celso Cunha (PSB), os parlamentares visitaram as instalações do Atlético. "Podemos dizer que 80% da infraestrutura da Arena está pronta, faltando apenas melhorar as áreas VIP, de imprensa e de estacionamento", avaliou Mário Celso.

Inchaço

Hoje e amanhã, o Partido Social Cristão (PSC) promove um encontro nacional em Brasília, no qual serão discutidas as diretrizes para os próximos anos. Uma das maiores preocupações da cúpula da sigla é evitar que o "partido se perca" em consequência do crescimento. No Paraná, por exemplo, o PSC informa que cresceu 400% no número de prefeitos eleitos e 155% no número de vereadores eleitos.

Pitaco

Os deputados estaduais do Paraná, a despeito da autonomia garantida às universidades, apresentam, de tempos em tempos. Dessa vez, Mauro Moraes (PMDB) propõe que os vestibulares de universidades estaduais selecionem apenas obras de autores paranaenses. O projeto será analisado hoje pela Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia Legislativa.

Pré-graduação

O deputado Alex Canziani (PTB-PR), presidente da Frente Parlamentar pela Educação, também tem proposta relacionada às instituições de ensino superior. Ele apoia a intenção do Ministério da Educação de eliminar o vestibular como forma de ingresso nas universidades. Mas o parlamentar sugere, no Projeto de Lei 6.137/2005, a criação de um curso de "pré-graduação", com duração de um ano, para o estudante cursar antes de entrar na universidade.

Passando a limpo

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) convocou uma reunião para a próxima quinta-feira com todos os partidos, para esclarecer dúvidas sobre as inovações na apresentação da prestação de contas dos diretórios nacionais dos partidos políticos. Segundo a Lei dos Partidos Políticos, as legendas devem encaminhar seus balanços contábeis até até o dia 30 de abril.

Suspeitas

As prestações de contas dos partidos voltaram ao noticiário com a Operação Castelo de Areia, que levantou suspeitas sobre doações eleitorais feitas pela construtora Camargo Corrêa. O presidente do TSE, Carlos Ayres Britto, já avisou que pretende realizar uma auditoria para verificar diferenças nas contas dos maiores doadores nas últimas eleições.

Munição

O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) quer colocar mais lenha na fogueira da suspeita de desvios dos royalties da Petrobras. E-mail encaminhado ontem pela assessoria de imprensa do órgão alerta que um estudo divulgado no fim do ano passado pode contribuir com muitos números e informações. A Agência Nacional do Petróleo (ANP) é suspeita de ter beneficiado alguns municípios do Rio de Janeiro com repasse maior de royalties.

Pinga-fogo

"Quero elogiar o governador, que teve a coragem de estar ao lado dos agricultores e não se submeteu a pressões."

O início do discurso do oposicionista Reni Pereira (PSB) ontem chegou a surpreender muita gente, mas bem depressa o deputado deixou claro que estava falando do governador de Santa Catarina, Luiz Henrique (PMDB), que elaborou o Código Estadual do Meio Ambiente.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]