Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Alerta

Associação gay suspende distribuição de folheto sobre drogas

Material foi produzido por Associação da Parada do Orgulho GLBT de São Paulo. Intenção era alertar sobre doenças sexualmente transmissíveis e Aids

A Associação da Parada do Orgulho GLBT de São Paulo decidiu nesta sexta-feira (8) suspender a distribuição de um polêmico panfleto que diz como os usuários podem utilizar drogas ilícitas sem causar danos à saúde. Os folhetos seriam entregues aos participantes da Parada Gay, que acontece neste domingo (10) na capital paulista.

Em nota, a associação diz que "não apóia ou estimula o uso de substâncias entorpecentes, quer nos eventos por ela organizados, quer na vida cotidiana dos GLBTT (gays, lésbicas, bissexuais, travestis e transexuais)" e classifica o evento de "uma atividade pacífica e sem ocorrências significativas".

Sob o título "Vai viajar? Fique só com o barato", a cartilha traz dicas como: "Não misture drogas. Beba muita água. Alimente-se bem. Isso vai melhorar sua volta"; "Compartilhe a droga, nunca o material de uso" e "Para cheirar, prefira um canudo individual a notas de dinheiro".

De acordo com os organizadores da Parada, o material é dirigido a um público determinado. "Especificamente, o trecho citado é dirigido a usuários de drogas lícitas e ilícitas e está em plena conformidade com as políticas públicas de redução de danos desenvolvidas nos âmbitos federal, estadual e municipal há mais de dez anos."

Por fim, a associação anuncia que não irá mais distribuir o panfleto. "Não obstante, a diretoria da Associação resolveu suspender a distribuição do material especifico. Retomaremos a veiculação do panfleto apenas mediante manifestação específica dos parceiros governamentais responsáveis pela política de saúde de redução de danos". A polícia vai investigar se houve apologia ao crime.

Os panfletos têm selo do governo federal e citam como patrocinadora a Secretaria Estadual da Saúde. O representante do Ministério da Saúde em São Paulo disse que o folheto - que não traz nenhum texto contra o uso de drogas - não foi bem redigido. A Secretaria Estadual da Saúde também admitiu que o conteúdo do panfleto apresenta falhas.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.