• Carregando...
A avaliação positiva do governo de Beto Richa caiu de 73% para 41%, segundo pesquisa Ibope divulgada nesta quinta-feira (25) | Albari Rosa/ Arquivo / Agência de Notícias Gazeta do Povo
A avaliação positiva do governo de Beto Richa caiu de 73% para 41%, segundo pesquisa Ibope divulgada nesta quinta-feira (25)| Foto: Albari Rosa/ Arquivo / Agência de Notícias Gazeta do Povo

Veja a avaliação do governo dos 11 governadores

Pernambuco/Eduardo Campos (PSB): 58%

Paraná/Beto Richa (PSDB): 41%

Ceará/Cid Gomes (PSB): 40%

Minas Gerais/Antonio Anastasia (PSDB): 36%

Santa Catarina/Raimundo Colombo (PSD): 30%

Espírito Santo/Renato Casagrande (PSB): 29%

Bahia/Jaques Wagner (PT): 28%

São Paulo/Geraldo Alckmin (PSDB): 26%

Rio Grande do Sul/Tarso Genro (PT): 25%

Goiás/Marconi Perillo (PSDB): 21%

Rio de Janeiro/Sérgio Cabral (PMDB): 12%

CNI/Ibope: popularidade de Dilma cai de 55% para 31%

A popularidade da presidente Dilma Rousseff caiu de 55% para 31% apontou a pesquisa da Confederação Nacional da Indústria (CNI) e do Ibope divulgada na tarde desta quinta-feira, 25. Segundo as entidades, a queda em relação à sondagem anterior, feita em junho, reflete o aumento de preços e as recentes manifestações que tomaram as ruas do País. Leia matéria completa.

Pesquisa Ibope encomendada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) sobre a avaliação do governo da presidente Dilma Rousseff e de 11 governos estaduais mostra que o governo Beto Richa (PSDB) é considerado ótimo ou bom gestor por 41% dos eleitores entrevistados no estado. A desaprovação não foi informada pelo instituto de pesquisa. O estudo, que ouviu 602 eleitores paranaenses de 9 a 12 de julho de 2013 e tem margem de erro de até 4 pontos porcentuais para mais e para menos, foi divulgado no início da tarde desta quinta-feira (25). Richa tem o segundo melhor governo estadual avaliado na pesquisa em 11 estados, atrás apenas de Eduardo Campos (PE).

Há cinco meses, outro levantamento do Ibope, com questionário diferente, mostrava que o governador do Paraná era aprovado por 73% dos paranaenses entrevistados. Na ocasião, a reprovação ficou em 18%. Dessa vez, a pesquisa mostra que 52% dos entrevistados aprova a maneira como Richa governa o Estado. Esse índice caiu 21 pontos porcentuais, segundo o Ibope.

Apesar de o governador inspirar confiança para 44% dos seus eleitores, 73% deles acredita que Richa e seus secretários utilizam os recursos públicos mal ou muito mal, segundo dados divulgados nesta quinta.

Embora a popularidade de Richa apresente queda quando comparado a pesquisas anteriores, o governo estadual continua sendo melhor avaliado pelos paranaenses do que o governo federal: apenas 29% dos ouvidos no estado considera o governo de Dilma Rousseff ótimo ou bom.

Avaliação

Segundo o cientista político da Universidade Federal do Paraná (UFPR) Emerson Cervi, os resultados da pesquisa Ibope-CNI mostram uma das piores avaliações do governo do estado nos últimos anos. "A aprovação dos oito anos de governo do [Roberto] Requião ficavam em torno de 55% e 60%, nunca baixou disso", disse.

Conforme o cientista político, o que pode ter motivado a queda na taxa de aprovação é a frustração das expectativas dos eleitores, tanto em âmbito federal, como estadual. "Temos expectativas frustradas de maneira geral com os governadores brasileiros. É uma questão conjuntural", avalia.

Ainda que por meio de metodologias diferentes, a Paraná Pesquisas divulgou em dezembro do ano passado que a gestão de Beto Richa era, na época, provada por 69,57% da população paranaense. Comparada com a satisfação aferida pelo mesmo instituto em dezembro de 2011, a aprovação do governo caiu quatro pontos porcentuais.

Reeleições

Ainda que a pesquisa não tenha divulgado a taxa de eleitores que consideram o governo de Richa ruim ou péssimo, o nível de avaliação do governo do Paraná pode representar um alerta para as próximas eleições ao executivo estadual. De acordo com um estudo realizado pelo sociólogo Carlos Alberto Almeida, governantes com mandatos avaliados como ótimos e bons por 40% dos eleitores dificilmente são reeleitos. A zona de conforto para se ganhar uma reeleição, segundo Almeida, é de 55% de ótimo e bom, para cima.

A tese, no entanto, só pode ser comprovada se for considerado os demais envolvidos na disputa ao cargo, conforme explica o cientista político da Universidade Federal do Paraná (UFPR) Emerson Cervi.

"Não da para chegar à intenção de voto apenas com a avaliação do governo. O governo pode estar ruim, mas se o desafiante não for tão confiante quanto o atual governador não vai receber o voto. Isso faz sentido a partir do momento em que um candidato forte entra na disputa. Aí sim, um governo mal avaliado tem maior dificuldade de ser reeleito", explica Cervi.

Pesquisa

O levantamento especial do Ibope a pedido da CNI avaliou a popularidade dos governos em Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, São Paulo, Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

Dentre os 11 estados, os governadores mais populares são os dos estados de Pernambuco, Paraná, Ceará e Minas Gerais. No outro extremo – menor popularidade – têm-se Rio de Janeiro, Goiás e São Paulo.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]