• Carregando...

A avaliação do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva recuou entre junho e outubro, mesmo resultado da apreciação do desempenho pessoal do presidente, aponta pesquisa. A variação, porém, está dentro da margem de erro, e Lula continua forte cabo eleitoral para as eleições de 2010. A pesquisa do instituto Sensus divulgada nesta segunda-feira e encomendada pela Confederação Nacional do Transporte (CNT) mostra que a avaliação positiva do governo caiu para 46,5 por cento em outubro, ante 47,5 por cento em junho, data do levantamento anterior.

A margem de erro da pesquisa é de 3 pontos percentuais, para cima ou para baixo.

A percepção negativa passou de 14 por cento para 16,5 por cento neste mês. Já o desempenho pessoal do presidente Lula foi aprovado por 61,2 por cento dos entrevistados, ante 64 por cento em junho.

"Lula chegou a um teto natural", disse Ricardo Guedes, diretor da Sensus, ao justificar a oscilação.

A sondagem avaliou também a preferência da população para presidente da República em 2010. Em uma lista com 22 candidatos, José Serra (PSDB), governador de São Paulo, aparece em primeiro com 12,8 por cento das indicações.

O ex-governador e candidato derrotado nas eleições do ano passado, Geraldo Alckmin (PSDB), ficou com 11,6 por cento e Ciro Gomes (PSB), em quarto, tem 9,4 por cento das preferências.

"Lula é um grande cabo eleitoral", afirmou Clesio Andrade, presidente da CNT.

A pesquisa foi realizada entre os dias 8 e 11 deste mês, com 2.000 pessoas em 136 municípios do país.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]