Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Judiciário

Barbosa critica criação “sorrateira” de tribunais

Em reunião com associações de juízes, presidente do STF diz que sedes de novos TRFs serão construídas em “resorts”

Barbosa teve reunião tensa com representantes dos juízes | Fellipe Sampaio/STF
Barbosa teve reunião tensa com representantes dos juízes (Foto: Fellipe Sampaio/STF)

Num encontro tenso com representantes das três principais associações de juízes do país, o presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Joaquim Barbosa, afirmou ontem que os novos Tribunais Regionais Federais (TRFs) criados há uma semana foram aprovados de forma "sorrateira" e na "surdina".

Na reunião, Barbosa afirmou que as sedes destes TRFs serão construídas em "resorts e grandes praias".

A Câmara aprovou na semana passada uma emenda à Constituição que criará mais quatro TRFs no país – um deles terá a sede no Paraná. As entidades foram favoráveis, mas Barbosa trabalhou contra a proposta alegando custos altos para o Judiciário.

Estavam no gabinete do ministro os presidentes da Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe), Nino Toldo; da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), Nelson Calandra; e da Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra), João Bosco de Barcelos Coura, além de três outros juízes dirigentes das entidades.

O clima ficou tenso quando Barbosa disse que "foi tudo feito a base de conversas de pé de ouvido".

Ele então foi interrompido pelo vice-presidente da Ajufe, Ivanir César Ireno Júnior, que afirmou ter havido debate sobre o tema no próprio CNJ, que Barbosa preside.

"Pelo que eu vejo, vocês participaram de forma sorrateira na aprovação dos TRFs", ironizou Barbosa. "Sorrateira não, ministro. Democrática e transparente", disse Ireno Júnior.

"O senhor abaixe a voz que o senhor está na presidência do Supremo Tribunal Federal", disse Barbosa. O juiz disse que não estava gritando. "Então só me dirija a palavra quando eu lhe pedir", encerrou Barbosa.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.